Svetlana Tikhanouskaia prepara visita a Lisboa para tentar resolver a crise na Bielorrússia

Visita da líder da oposição bielorrussa está prevista para as próximas semanas. Conselheiro de Svetlana Tikhanouskaia considera que “resolver a crise bielorrussa durante a presidência portuguesa da UE seria um grande feito”. Lukashenko convoca assembleia popular para discutir reformas constitucionais.

Foto
Svetlana Tikhanouskaia está exilada na Lituânia desde as eleições do ano passado REUTERS/Fabrizio Bensch

A líder da oposição da Bielorrússia, Svetlana Tikhanouskaia, exilada na Lituânia desde as eleições que deram a reeleição a Aleksander Lukashenko, consideradas fraudulentas pela União Europeia, vai visitar Portugal nas próximas semanas, numa data oficial ainda a ser definida. A notícia foi confirmada ao PÚBLICO por um conselheiro de Tikhanouskaia, que disse ter grandes expectativas quanto à visita, acreditando que Portugal, durante a sua presidência da União Europeia, pode desempenhar um papel fundamental no desfecho da crise política bielorrussa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar