Vacinação: que miséria moral

Foi desenhado um plano em cima do joelho que dá abertura aos abusos e não protege os mais vulneráveis à covid. Vamos esperar que haja consequências disciplinares – e eventualmente criminais – de todos os useiros de esquemas de vacinas fora da fila.

Em tempos excecionais os seres humanos tendem a polarizar e mostrar o que têm de melhor ou o que têm de pior. Nos períodos de guerra, quando ocorrem racionamentos vários de produtos, sempre surgem mercados negros dos produtos racionados ou meramente escassos. Assim, quem tem dinheiro ou os conhecimentos certos consegue obter algo que está vedado ao resto da população (mas que todos desejam). Do mesmo modo, as cunhas florescem, a ver se os filhos das famílias mais bem relacionadas são mantidos longe dos locais perigosos, não vá uma bala ou uma bomba estorvar uma vida promissora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.