Seis mortos em explosões de carros armadilhados no Norte da Síria controlado pela Turquia

O Ministério da Defesa da Turquia confirmou a morte de duas crianças na explosão em Ras al-Ain, na fronteira da Síria com a Turquia.

Foto
Fotografia de arquivo de funeral na Síria SANA/EPA

Seis pessoas morreram este sábado na explosão de dois carros armadilhados em áreas do nordeste da Síria controladas pela Turquia, anunciou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

A primeira explosão, que ocorreu perto de um mercado da cidade fronteiriça de Ras al-Ain, matou cinco pessoas, duas delas crianças, sendo que pelo menos três dos mortos eram civis, adiantou a organização. O Observatório acrescentou que outras quatro pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

Mais tarde, outro carro armadilhado explodiu em Jindires, na região de Afrin, matando um civil e ferindo nove pessoas.

O Ministério da Defesa da Turquia confirmou a morte de duas crianças na explosão em Ras al-Ain (fronteira da Síria com a Turquia) e os dois civis feridos.

A Turquia atribuiu o ataque às Unidades de Protecção do Povo (UPP), a principal milícia curda da Síria, acusada por Ancara de ter ligações ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Ras al-Ain é controlada pelas forças turcas com a ajuda de guerrilheiros sírios desde uma ofensiva lançada por Ancara no Norte da Síria, em Outubro de 2019, para expulsar as UPP.

A ofensiva de Ancara permitiu-lhe assumir o controlo de uma faixa de território na fronteira com 120 km de comprimento e cerca de 30 quilómetros de largura, que se estende entre as cidades de Tal Abyad e Ras al-Ain.

A guerra na Síria provocou mais de 387 mil mortos e milhões de refugiados desde que começou, em 2011, com a repressão brutal de protestos contra o governo de Bashar al-Assad.

Sugerir correcção
Comentar