Explosão de veículo em Nashville foi “acto intencional”

Gravação vinda da autocaravana avisava para explosão e repetia ordem para evacuação. Três pessoas ficaram feridas.

estados-unidos,acidentes,atentados,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Reuters/ANDREW NELLES/TENNESSEAN.COM
estados-unidos,acidentes,atentados,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Reuters/ANDREW NELLES/TENNESSEAN.COM
estados-unidos,acidentes,atentados,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Reuters/ANDREW NELLES/TENNESSEAN.COM

Uma autocaravana explodiu na manhã de Natal na baixa de Nashville, capital do estado norte-americano do Tennessee, naquilo que a polícia descreve como um “acto intencional”. Os bombeiros transportaram três feridos para o hospital, mas nenhum deles estava em perigo de vida.

A polícia respondeu inicialmente a uma chamada de urgência por causa de “tiros disparados”, numa zona turística da baixa da cidade, quando repararam num veículo suspeito, de acordo com o porta-voz da polícia de Nashville, Don Aaron, sem acrescentar por que razão o automóvel chamou a atenção dos agentes.

“Circunstâncias do veículo levaram os agentes a chamar a brigada de minas e armadilhas”, afirmou Aaron. A brigada estava a caminho do local quando deflagrou a explosão.

O chefe da polícia de Nashville, John Drake, explicou mais tarde que quando a polícia chegou ao local, ouviu, vinda do veículo, uma gravação dizendo que uma bomba ia detonar dentro de 15 minutos. Testemunhas citadas pelo jornal The Tennessean referiram também o aviso para a bomba, a ordem para a evacuação e ainda uma contagem decrescente dos 15 minutos.

Foi a gravação sobre uma bomba que levou a polícia a começar imediatamente a afastar as pessoas do local e agentes a andar de porta em porta nos edifícios próximos a pedir às pessoas para abandonarem rapidamente o local. 

A polícia adiantou que não é claro ainda se alguém estava dentro do veículo no momento da explosão que foi sentida a nove quarteirões de distância, atirou ao chão um agente da polícia que ficou sem ouvir, esperando o porta-voz que seja apenas uma surdez passageira. 

“Acreditamos que a explosão foi um acto intencional”, afirmara antes o porta-voz, descrevendo a explosão como “significativa” e acrescentando que a polícia está a trabalhar com as autoridades federais, incluindo o FBI e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas e Explosivos.

Andrew McCabe, antigo director do FBI, disse à CNN que os agentes da polícia poderiam ser o alvo das explosões, tendo em conta que estavam a responder à chamada de urgência sobre o veículo suspeito quando este explodiu.

O mesmo McCabe referiu que uma explosão desta dimensão (que afectou pelo menos 20 edifícios e deixou um quarteirão de Nashville parecido com zonas de guerra: a coluna de fumo negro podia ser vista a partir de qualquer ponto da cidade) será investigada como um possível acto de terrorismo, seja ele interno ou externo.

Várias testemunhas falam em carros incendiados e as imagens aéreas divulgadas pela CNN mostram restos calcinados de automóveis e destroços dos edifícios adjacentes. Em muitos a força da explosão e o fumo accionaram os alarmes de incêndio, que libertaram água, provocando ainda danos estruturais.

A maior parte dos edifícios daquela área de Nashville estavam fechados, não só por ser muito cedo, por volta das 5h30, como também por ser dia de Natal.

“Havia árvores por todo o lado, vidros por todo o lado”, disse à CNN Buck McCoy, residente na cidade.

O presidente da câmara de Nashville, John Cooper, pediu às pessoas que se mantivessem longe da baixa da cidade, numa altura em que a polícia e agentes do FBI, acompanhados de cães, procuravam outros engenhos explosivos na zona, com ajuda de imagens das câmaras de videovigilância.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários