Facebook lança campanha de apoio às pastelarias de Portugal: é um #DoceNatalCompreLocal

O Facebook “desafia os portugueses a partilharem o seu negócio local de preferência”. Para começar, a blogger La Dolce Rita e o chef Francisco Moreira escolhem os seus 12 bolos-reis preferidos e sugerem boas casas para comprar doces de Natal.

Foto
Este é o bolo-rei que dá cara à campanha DR

O Facebook lançou uma “campanha de apoio às pastelarias durante o Natal” em Portugal, como parte de uma anunciada “sensibilização” da rede social para “a necessidade” das pessoas “comprarem nas lojas de bairro e retalho local”. E, para ajudar, chamou Francisco Moreira, que apresenta receitas de doces no canal 24 Kitchen, e Rita Nascimento, mais conhecida como La Dolce Rita pelos seus vídeos de receitas.

Em comunicado, a empresa assinala que é precisamente “neste momento que as Pequenas e Médias Empresas (PME) esperam o nosso apoio e contribuição para uma recuperação económica”. Para divulgar a iniciativa lançou a hashtag #DoceNatalCompreLocal e vai criar um “sticker específico do Instagram para o propósito ‘Apoia As Pequenas Empresas'”. “Em Portugal, as PME são uma parte fundamental do Facebook”, sublinha a empresa, focando-se também, claro, no uso do online para as compras.

Foto
Outras fornadas de bolos-rei da Pastelaria Batalha, no Chiado Nuno Ferreira Santos

La Dolce Rita e Francisco Moreira, que também é chef da Chocolate Academy​ na Bélgica – uma reputada escola de formação da Barry-Callebaut , fizeram as suas listas de desejos de doçaria natalícia, sendo que “todas as pastelarias seleccionadas funcionam com a modalidade de take away ou estão mesmo a fazer entregas ao domicílio”. 

Para o chef Moreira, o bolo-rei ideal tem de ser “equilibrado na variedade de ingredientes” para que “haja um balanço na mistura de frutas cristalizadas e frutos secos”. Já a massa deve ser “aromatizada e com sabor” e a textura “suave, sem ser massudo”. O bolo-rei que faz as alegrias do chef, também fã do bolo-rainha, está na Pastelaria Garrett, do Estoril.

Já Rita Nascimento, “gulosa assumida” e autora de quatro livros de doces, defende que a massa do bolo-rei “deve ser muito saborosa e com uma boa textura, bem fofinha, e carregada de frutos”. Tem especial afeição por um que já vem desde a sua infância: “a família comprava o bolo-rei ao lado de casa, na Pastelaria Ribeiro, na Parede”, mas tem mais dez sugestões.

Bolo-rei da Pastelaria O Careca
Bolo-rei da Pastelaria Garrett do Estoril
Fotogaleria
Bolo-rei da Pastelaria O Careca
Sugerir correcção
Comentar