Berlim apela à Hungria e Polónia que desbloqueiem Fundo de Recuperação

“Seria irresponsável atrasar ainda mais este apoio essencial”, diz ministro alemão para a Europa.

Foto
Michael Roth, ministro alemão para a Europa Reuters/POOL

A Alemanha apelou esta terça-feira à Hungria e à Polónia para levantarem o veto aos orçamentos plurianuais da União Europeia (UE) e assim desbloquearem a ajuda do fundo de recuperação pós-pandémica.

“Seria irresponsável atrasar ainda mais este apoio essencial para os nossos cidadãos. Precisamos de desbloquear rapidamente este apoio financeiro que é tão crucial para muitos Estados-membros”, disse o ministro alemão para a Europa, Michael Roth, antes do último Conselho de Assuntos Gerais de hoje, sob a presidência alemã.

Salientou que “as consequências sociais e económicas da crise estão a tornar-se cada vez mais visíveis” e recordou que em Julho foi acordado “um pacote de recuperação muito substancial” e também que todos os Estados membros se comprometeram com os princípios do Estado de direito como “um valor essencial da União”.

A Hungria e a Polónia, contudo, opõem-se à ideia de associar o desembolso dos fundos da UE ao respeito pelo Estado de direito, razão pela qual vetaram os orçamentos europeus.

Outra questão a ser abordada na reunião de hoje e na cimeira de chefes de Estado e de Governo na quinta e sexta-feira é a das futuras relações com o Reino Unido, disse Roth, sublinhando que a UE quer um acordo, “mas não a qualquer preço”, e disse que tudo o que era necessário era “vontade política” por parte de Londres.

“Ambos os lados farão um esforço extra para chegar a um acordo”, disse Roth, acrescentando que “qualquer esforço é bom para uma solução boa e sustentável”.

Reconheceu que ainda existem “diferenças significativas” sobre as principais questões e salientou que as futuras relações entre a UE e o Reino Unido se baseiam na “confiança”, que é precisamente o que está “em jogo” nas actuais negociações, disse.

Sugerir correcção
Comentar