Má sorte ter sido facho

Ao contrário do que diz Rui Tavares, não foi o Chega que trouxe “consequências funestas para a democracia portuguesa”. Foi o estado funesto da democracia portuguesa que teve o Chega como triste consequência.

Na passada sexta-feira, Rui Tavares dividiu a direita portuguesa em duas: a direita anticolaboracionista, ou seja, aquela que resiste heroicamente ao avanço do Chega; e a direita colaboracionista, aquela que está tristemente disponível a aliar-se ao Chega para remover os socialistas do poder. À primeira das direitas, Rui Tavares aconselha a formar um novo partido e a fragmentar ainda mais o espectro partidário (uma excelente ideia, como o próprio já comprovou). À segunda das direitas, ele oferece mais um artigo (é o segundo) em que estabelece um paralelismo entre o Portugal de 2020 e a França de 1940, em nova variação do clássico reductio ad hitlerum.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 119 comentários