Operação em Portugal confirma desarticulação da Resistência Galega em Espanha

Para as autoridades espanholas, aquele que consideravam o último grupo terrorista do país dificilmente voltará a ser uma ameaça. São-lhe atribuídos 60 actos de sabotagem e atentados desde 2005. Nunca teve apoio social e nunca fez vítimas mortais.

Foto
O ano passado a Guarda Civil acreditava que o grupo só tinha alguns simpatizantes no meio independentista da província de Pontevedra DR

Esta foi a semana em que se soube que a Polícia Judiciária localizou uma base logística da Resistência Galega em Coimbra: no comunicado divulgado na segunda-feira, a PJ disse ter apreendido utensílios utilizados para fabricar e activar engenhos explosivos. No mesmo dia, arrancava em Madrid o processo de 12 independentistas galegos acusados de “exaltar as acções terroristas” da Resistência Galega.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção