M Bakery Aveiro: um bolo e um latte, num cenário em tons de rosa

O antigo Café Magestik deu lugar a uma cafetaria carregada de requinte. Na decoração e nos produtos que chegam às mesas dos clientes.

restaurantes,alimentacao,gastronomia,bares,fugas,aveiro,
Fotogaleria
Adriano Miranda
restaurantes,alimentacao,gastronomia,bares,fugas,aveiro,
Fotogaleria
Adriano Miranda
restaurantes,alimentacao,gastronomia,bares,fugas,aveiro,
Fotogaleria
Adriano Miranda

Olhando para a decoração da M Bakery Aveiro, carregada de detalhes floridos e em tons de rosa, ninguém diria que todo aquele cenário encantado foi criado em pleno período de confinamento, quando o país e o mundo viviam dias bem cinzentos. Os proprietários do antigo Café Magestik, de Aveiro, decidiram aproveitar o encerramento forçado de Março para fazer algo que já vinham alimentando em sonhos: reformularem o espaço e o próprio conceito do negócio. Já que era para estar de portas fechadas, aproveitaram para fazer obras. Na Praça Marquês de Pombal mora agora uma cafetaria que não pára de dar nas vistas. A culpa é dos seus bolos, dos ovos Benedict, dos lattes e, indubitavelmente, da decoração requintada.

Há paredes pejadas de rosas, cadeiras e sofás aveludados, pormenores dourados a pontuar a predominância do cor-de-rosa. Um cenário a fazer lembrar as “princesas”, reconhece Susana Tomé, que divide a gestão do espaço com o marido, Nené Castellanos. Ele é pasteleiro há mais de 20 anos; ela tornou-se cake designer depois de o grupo empresarial no qual trabalhava ter sido adquirido por novos donos. “Sempre gostei de trabalhos manuais e quando fiquei desempregada decidi ir fazer o curso e obter a certificação de cake design nas Caldas da Rainha”, conta Susana, de 39 anos.

PÚBLICO -
Foto
Adriano Miranda

A massa e o recheio confeccionados por Nené, de 40 anos, passaram, assim, a exibir novas decorações, graças a um trabalho em equipa que, brevemente, poderá ganhar reforços. O filho deles, de 16 anos, está a tirar o curso de padaria e pastelaria. “Por enquanto, gosta mais de estar cá fora, no serviço de mesas, mas o bichinho deve estar lá, dentro dele”, perspectiva a mãe.

Com tamanha experiência na arte de fazer bolos não é de estranhar que o forte da casa seja a doçaria. Os semifrios são a estrela principal da carta, regalando as vistas de quem ousa aproximar-se da montra (são servidos num prato especial, em forma de folha). E os macarons, os morgadinhos do Bussaco e os brownies de chocolate negro e cacau não lhes ficam nada atrás, na fama e na ostentação. Sem esquecer a pastelaria mais tradicional, como os pastéis de nata, os palmiers ou as bolas-de-berlim. “Temos que agradar a todos, não nos podemos esquecer dos clientes que gostam dos pastéis mais tradicionais”, justifica Susana Tomé.

Ovos, bowls e outras coisas mais

A recém-inaugurada M Bakery Aveiro não descurou as novas tendências da alimentação, apostando em várias sobremesas sem açúcar, lactose ou glúten. “Decidimos adaptar algumas receitas para corresponder a quem tem cuidados especiais ou alergias”, realça Susana Tomé. Dependendo do dia, e também das encomendas, vão sendo apresentadas sugestões como o bolo de laranja vegano ou bolo de avelã sem glúten. Tudo para que possa cumprir, sem culpas, a ordem dada no letreiro luminoso instalado numa das paredes: “Enjoy life, eat cake” (aproveite a vida, coma bolo).

A carta também contempla propostas para pequeno-almoço ou almoço. Além do prato do dia, a M Bakery serve vários tipos de ovos (com destaque para os ovos Benedict e os ovos Royale), hambúrgueres (incluindo uma versão vegetariana) e bowls (saladas e risottos). Para acompanhar, sumos naturais 100% fruta (limonada, laranja ou detox) ou chás biológicos.

Para quem ali chega de manhã, a horas do pequeno-almoço, as opções podem recair na granola de iogurte grego com mel e fruta ou nas papas de aveia com fruta, mel, canela e granola. Sem esquecer as várias opções de pães, desde o clássico papo-seco até ao pão de algas. “Vamos sempre variando, um pouco como acontece com os bolos”, declara a proprietária. Desta forma, “evitam-se os desperdícios e mantém-se o efeito-surpresa para os clientes”, repara.

No que toca às bebidas, o protagonismo divide-se entre os lattes da casa (beterraba, curcuma e gengibre ou matcha latte) e os cafés de especialidade (expresso, mocha, bombom, freeddo, entre outros). Tudo para degustar dentro ou fora de portas. Além das duas salas situadas no interior, a M Bakery conta com uma grande esplanada, montada em plena praça.

Sugerir correcção