Trump transportado para o hospital por “precaução”

O Presidente dos Estados Unidos foi transferido de helicóptero para um hospital militar. Tem sintomas ligeiros e continua a trabalhar, de acordo com a porta-voz da Casa Branca.

coronavirus,estados-unidos-america,donald-trump,eua,saude,mundo,
Fotogaleria
Donald Trump a entrar no helicóptero Marine One que o levou ao hospital Reuters/LEAH MILLIS
coronavirus,estados-unidos-america,donald-trump,eua,saude,mundo,
Fotogaleria
Donald Trump antes de entrar no helicóptero Marine One que o levou ao hospital,Donald Trump antes de entrar no helicóptero Marine One que o levou ao hospital Reuters/LEAH MILLIS,Reuters/LEAH MILLIS
coronavirus,estados-unidos-america,donald-trump,eua,saude,mundo,
Fotogaleria
Donald Trump antes de entrar no helicóptero Marine One que o levou ao hospital Reuters/LEAH MILLIS

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi transportado para um hospital militar para tratamento, menos de 24 horas depois de ter sido diagnosticado com covid-19, anunciou esta sexta-feira a porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany.

Trump foi transferido de helicóptero para o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, em Bethesda, Maryland, onde ficará numa suíte especial durante os próximos dias, como medida de precaução.

“O Presidente Trump coninua bem-disposto, tem sintomas ligeiros e tem estado a trabalhar durante todo o dia”, disse McEnany numa declaração.

“Por excesso de cautela, e por recomendação do seu médico e de peritos, o Presidente trabalhará a partir dos gabinetes presidenciais em Walter Reed durante os próximos dias”, acrescentou a porta-voz.

Os médicos optaram por esta mudança para que Trump, de 74 anos, pudesse receber cuidados imediatos se necessário.

“Penso que estou muito bem”

Nas primeiras declarações de viva voz de Donald Trump desde que anunciou que contraiu covid-19, o Presidente dos EUA disse estar “muito bem”.

“Quero agradecer a todos pelo apoio tremendo. Vou para o hospital Walter Reed. Penso que estou muito bem, mas vamos tentar garantir que as coisas corram bem. A primeira-dama está muito bem. Por isso, muito obrigado, fico muito agradecido, nunca esquecerei. Obrigado”, afirmou Trump numa declaração em vídeo divulgada no Twitter.

Segundo a CNN, que falou com uma pessoa conhecedora da reacção do Presidente, Trump ficou assustado quando recebeu a notícia do teste positivo à covid-19. O seu receio foi aumentando à medida que desenvolvia sintomas, como febre, que sentiu durante a noite.

Não houve transferência de poder para o vice-presidente Mike Pence, informou a directora de comunicação da Casa Branca, Alyssa Farah. “O Presidente está no comando”, garantiu.

De acordo com o médico da Casa Branca, Sean Conley, Donald Trump recebeu um cocktail experimental de anticorpos, permanece “cansado”, mas mantém “bom moral”.

Segundo o médico, o Presidente dos Estados Unidos recebeu uma dose do tratamento experimental desenvolvido pelo laboratório Regeneron, que deu resultados preliminares encorajadores em testes clínicos num pequeno número de pacientes.

O antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama escreveu no Twitter que, embora esteja em curso “uma grande batalha política”, todos são americanos e seres humanos. “E queremos que todos estejam saudáveis, não importa o partido”, acrescentou.

Sugerir correcção