Dia 101: Mães unidas no regresso às aulas

Nestas alturas torna-se evidente que, seja qual for o contexto de cada uma, as mães podem apoiar-se umas às outras. E se o sorriso — a nossa arma mais eficaz — está temporariamente indisponível, escondido por trás de uma máscara, proponho um discreto sinal de paz, feito com as mãos.

Foto

Mãe,

Foto

Para cada uma das mães este início do ano será diferente. Umas estão seguras e confiam na escola a 100%, sabem que o colo estará lá, seja mais físico ou emocional. Para outras a ansiedade sobre a pandemia estará ao rubro ou haverá ainda aquelas que, conseguindo relaxar em relação à covid, estão preocupadíssimas com a saúde mental e emocional dos filhos. Há, ainda, as mães para quem a escola já era um desafio constante, que batalham com recusas escolares, ansiedades mais graves, dificuldades de integração, bullying, etc., e para quem tudo isto é a cereja em cima de um bolo de angústia. E também, claro, as que respiram de alívio porque sabem que os filhos estavam a precisar urgentemente de voltar, que estão sedentos da escola e de todas as coisas boas que ela oferece.

A verdade é que, por mais perspicazes que achemos que somos, provavelmente à porta da escola não vamos conseguir ver “para lá da máscara”, da real e da metafórica. Podemos tentar adivinhar pela forma como mãe e filho dão um último abraço, ou como uma mãe parece caminhar mais ou menos descontraída para o carro, mas nunca saberemos exactamente o que se está a passar dentro dela. O que sei é que nestas alturas se torna evidente que, seja qual for o contexto de cada uma, as mães podem apoiar-se umas às outras. E se o sorriso — a nossa arma mais eficaz — está temporariamente indisponível, escondido por trás de uma máscara, proponho um discreto sinal de paz, feito com as mãos. Um sinal que diga aquilo que não é fácil dizer a pessoas que mal conhecemos ou por quem estamos a passar a correr. Um sinal que diz: “Estou a ver-te e sei que isto não é fácil, espero que corra o melhor possível!”

Falo em mães, mas, hoje, por exemplo, é o meu marido que as está a entregar, por isso, por favor, incluam os pais!

Espalha a palavra?


Querida Ana,

Foto

Levei o teu apelo muito a sério. Vamos estendê-lo também aos avós que retomam neste momento o seu papel de “ajuda-pais”, e que também estão de coração apertado. Além do mais, preocupamo-nos com os netos e com os pais dos netos, como sempre um dois em um, de que por muito que nos esforcemos não nos conseguimos libertar.

Vamos fazer uma campanha com a tua ideia, porque tenho a certeza de que um “peace” solidário fará a diferença toda na vida das mães e das avós 2020.

Mas a campanha vai ter de perdurar, porque os primeiros dias são, apesar de tudo, mais fáceis com a adrenalina de pastas novas, cadernos forrados, e uma expectativa que os pais se empenharam em criar. O pior vem depois, quando a novidade desaparece, a realidade se impõe às expectativas, e as crianças — sobretudo os mais pequeninos — percebem que ter a mãe e o pai por perto era muito melhor. Não quero dramatizar, há miúdos que se adaptam bem a tudo, mas para os mais ansiosos este cenário de guerra contra dois inimigos invisíveis, o vírus e o medo, não vai ser fácil.

Espero mesmo que do lado de lá, do lado de quem os acolhe, também haja muita paz, porque é muito fácil que profissionais igualmente ansiosos reajam aos miúdos, e aos pais dos miúdos, com impaciência. Na tentativa de pôr esta nova máquina a funcionar previsivelmente, muitos terão a tendência para descartar ou desvalorizar os sintomas das crianças, num “aguenta, que eu também aguento!”, que pode comprometer mais o resto do ano do que toda a pandemia junta. Compreendo-os, até porque não é fácil sentir empatia por emoções que nos são desconhecidas, mas espero que resistam aos julgamentos precipitados, variações do lugar-comum “é tudo culpa das mães”.

Mais um motivo para um peace às outras mães e pais. Sem vergonha de serem ridículas. E se a mãe que o recebe não conhecer ainda a nossa campanha, é um bom pretexto para dois dedos de conversa que fortalecerão cumplicidades. E não há nada melhor do que a cumplicidade com outros pais.

Nota: se quiserem aderir a este nosso “movimento” publiquem nas vossas redes sociais uma fotografia a fazer o sinal da paz 

@birrasdemãe #mãesunidasBTS

Sugerir correcção