Costa em directo para todas as federações do PS

O secretário-geral adjunto diz que ainda “não é oportuno” falar sobre a candidatura de Ana Gomes.

Foto
José Luís Carneiro LUSA/ANTÓNIO COTRIM

O PS reúne durante este fim-de-semana os congressos federativos. Vão participar cerca de quatro mil delegados de forma presencial e digital. E, em tempos de pandemia, há duas novidades: todas as votações serão feitas por via electrónica e António Costa estará presente em três reuniões dois dos seus discursos podem, aliás, ser vistos em directo pelos representantes das 19 federações).

O secretário-geral socialista estará, no sábado, às 11h, na sessão de abertura do congresso da federação do Porto. Segue, depois, pelas 15h, para a federação de Viseu. E ao início da noite (19h) apresenta-se encerramento do conclave de Lisboa, que decorrerá no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. Em todos eles fará intervenções políticas, mas a primeira e a última vão ser seguidas em directo na maioria das restantes reuniões. Os que estiverem em “telepolítica” também podem seguir os discursos do líder em directo nos seus computadores.

José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto, diz que o PS “foi o primeiro partido a mudar a forma de fazer política, adaptando-se à pandemia” com todos os encontros e trabalhos agendados a realizarem-se por via digital. Acredita mesmo que o modelo de comunicação que vai ser usado nos diversos congressos “poderá a mudar no futuro a forma de comunicação em política, quer em iniciativas partidárias, quer em campanhas eleitorais nacionais.

José Luís Carneiro diz que todas as regras de combate e protecção à covid-19 “vão ser cumpridas escrupulosamente”.

Cada comissão organizadora pediu directivas às entidades locais da Direcção-Geral de Saúde, que estabeleceu as regras que têm de ser cumpridas para a realização dos encontros, nomeadamente o número de pessoas que podem estar presentes, tendo em conta as características de cada espaço.

Por exemplo, no Pavilhão Paz e Amizade, com capacidade para mais de mil pessoas, só podem estar no seu interior 150 congressistas, devidamente distanciados.

Os presentes serão escolhidos de forma estarem representadas todas as secções de cada uma das federações. Haverá ainda controlo de entradas.

O que o secretário-geral adjunto não quer abordar para já é a candidatura da sua camarada Ana Gomes. “A seu tempo, o PS tomará a sua posição sobre as presidenciais. Este não é o momento oportuno. Há horas próprias, momentos próprios e locais próprios para avaliar e decidir sobre o modo como o PS encarará as eleições presidenciais”, afirmou ao PÚBLICO.

José Luís Carneiro, a líder da bancada parlamentar, Ana Catarina Mendes, vários dirigentes nacionais e membros do Governo também vão marcar presença em diversos congressos. 

Os congressos federativos realizam-se na sequência das eleições dos presidentes das federações, que decorreram nos dias 17 e 18 de Julho e das quais resultaram a mudança de nove lideranças e na manutenção de 10 líderes federativos.

Onze congressos serão presenciais e oito mistos, com parte dos delegados à distância como medida de prevenção da covid-19.  

Sugerir correcção