Eleições nas federações do PS: Barreto reeleito em Braga, Pizarro no Porto e Duarte Cordeiro na FAUL

Os socialistas elegeram os líderes das estruturas federativas do partido, sexta-feira e sábado, e estrearam o voto electrónico, que foi usado por António Costa.

Foto
Duarte Cordeiro continua à frente da FAUL Rui Gaudencio

O eurodeputado Manuel Pizarro foi, este sábado, reeleito para um terceiro mandato à frente da Federação Distrital do Porto do PS, com 70% dos votos. Líder da federação desde 2016, Pizarro teve como opositor, nesta eleição, José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo. Na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), com 95% dos votos, Duarte Cordeiro foi também reeleito, para um segundo mandato, na sexta-feira. Por sua vez, em Braga, Joaquim Barreto foi reeleito com 2200 votos, tendo o seu desafiante, Ricardo Costa, obtido 1669 votos.

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares desde Fevereiro de 2019, Duarte Cordeiro foi eleito pela primeira vez presidente da FAUL - a segunda maior estrutura federativa do PS após a do Porto - em 2018, sucedendo neste cargo ao actual deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, Marcos Perestrello.

Actualmente, é também coordenador da resposta à covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, depois de já ter sido líder da Juventude Socialista e vice-presidente da Câmara de Lisboa. Conotado com a ala esquerda do PS, foi director da campanha de António Costa nas últimas eleições legislativas, assim como da candidatura presidencial de Manuel Alegre, em 2011.

“No universo eleitoral dos perto de 6300 militantes com quotas pagas e que assim integram o universo eleitoral, pela primeira vez foi possível exercer o seu direito de voto por via electrónica”, salienta ainda o comunicado. De acordo com o texto, 950 militantes aderiram a esta forma de votação, que foi usada de forma obrigatória nas 19 freguesias em que se encontra decretado o estado de calamidade, sendo opcional nas restantes.

Foi também eleita neste processo a presidente do Departamento das Mulheres Socialistas Igualdade e Direitos da FAUL, Susana Amador (90% dos votos), bem como a respectiva Comissão Política (86%). O Congresso da FAUL realizar-se-á, de acordo com o previsto pela Comissão Nacional do PS, em 12 de Setembro.

Em nota enviada à imprensa, o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, afirma que “as eleições federativas deste fim-de-semana mostram a grande vitalidade democrática do PS” e defende que “o PS sai mais forte e mais mobilizado para continuar a servir o país em todo o território nacional e em todas as comunidades locais”. José Luís Carneiro destacou ainda “o reforço da participação eleitoral”, considerando que o PS venceu as limitações impostas pela pandemia de covid-19 que, entre outras medidas, “exigiu o recurso ao voto electrónico em Lisboa e Vale do Tejo”.

O secretário-geral adjunto socialista referiu ainda que estes actos eleitorais permitiram “a renovação e o rejuvenescimento” das estruturas dirigentes do PS e “o desenvolvimento das novas estruturas das mulheres socialistas”. No total, estavam habilitados a participar nestes actos eleitorais por todo o país mais de 50 mil militantes, tendo o PS informado que a participação “foi de 56,3%, distribuída por 574 secções de voto”.

No total das 19 federações (Açores e Madeira não estão incluídos neste ciclo eleitoral), o PS mudou de líder em nove: Nélson Brito (Baixo Alentejo), Vítor Pereira (Castelo Branco), Nuno Moita (Coimbra), Luís Dias (Évora), Alexandre Lote (Guarda), Walter Chicharro (Leiria), Ricardo Pinheiro (Portalegre), Hugo Costa (Santarém) e José Rui Cruz (Viseu) são os novos líderes das estruturas locais eleitos para um mandato de dois anos.

De acordo com a nota do PS, renovaram o seu mandato à frente das respectivas Federações: Luís Graça (Algarve), Jorge Vultos Sequeira (Aveiro), Joaquim Barreto (Braga), Jorge Gomes (Bragança) Duarte Cordeiro (Federação da Área Urbana de Lisboa - FAUL), Carlos Bernardes (Federação Regional do Oeste - FRO), Manuel Pizarro (Porto), António Mendes (Setúbal), Miguel Alves (Viana do Castelo) e Francisco Rocha (Vila Real).

Em Coimbra, para suceder ao deputado Pedro Coimbra, no sábado, foi eleito para liderar a federação Nuno Moita, presidente da autarquia de Condeixa-a-Nova, que venceu, com cerca de 62% dos votos, derrotando o antigo deputado João Portugal, que teve cerca de 38% dos votos. E ficou à frente em 11 dos 17 concelhos do distrito.

Em Setúbal, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, foi reeleito presidente da federação com 1116 votos, tendo o seu opositor, Carlos Gordo, obtido 138 votos.

Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, perdeu as eleições para a presidência da federação de Viseu, tendo obtido 1036 votos, quando o vencedor, o deputado José Rui Cruz, obteve 1164 votos.

Em Santarém, o deputado Hugo Costa obteve, este sábado, 97,5% e 547 dos votos, sucedendo ao também deputado António Gameiro.

Também no sábado, em Vila Real, Francisco Rocha foi reeleito com 95% dos votos. E, em, Aveiro Jorge Sequeira voltou a ser candidato único e reeleito com 96% dos votos expressos.

Nas eleições realizadas sexta-feira, em Bragança, foi reeleito o deputado e ex-secretário de Estado da Protecção Civil, Jorge Gomes, com mais de 62% e 621 votos, numa eleição em que teve como concorrente a presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.

Em Castelo Branco, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, venceu as eleições para presidente da federação, com mais 261 fotos do que o seu adversário, Leopoldo Rodrigues, tendo atingido os 668 votos, contra 401 votos de Leopoldo Rodrigues.

Em Leiria, onde também havia dois candidatos, a presidência da federação foi ganha pelo presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, com 61% e 737 votos, contra os 477 votos do adversário, José Pereira dos Santos. Walter Chicharro sucede a António Sales, actual secretário de Estado da Saúde.

Na Guarda, foi eleito o candidato único, Alexandre Lote, com 457 votos. É a segunda vez que se candidata, a primeira foi em 2018, tendo perdido na segunda volta com Pedro Fonseca, que se demitiu em Julho de 2019 por a lista de candidatos às eleições legislativas ter sido chumbada pela comissão política distrital.

Em Portalegre, a presidência da federação foi ganha pelo deputado Ricardo Pinheiro, que sucede ao também deputado Luís Testa. Candidato único e antigo presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro obteve 94,76% dos votos.

A Federação do Baixo Alentejo, elegeu com 95, 3% dos votos Nelson Brito, que sucede a Pedro do Carmo. Nelson Brito é presidente da Câmara de Aljustrel e preside ao Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Em Évora, a federação foi ganha com, 96% dos votos, por Luís Dias, presidente da Câmara de Vendas Novas, sucedendo a a Norberto Patinho, actual deputado.

No Algarve, foi reeleito presidente da federação o deputado Luís Graça, com 95% dos votos.

A federação do Oeste, reelegeu, com 96% de votos, Carlos Bernardes, presidente da Câmara de Torres Vedras.

Em Viana do Castelo, com 82% dos votos, foi reeleito Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha.

Além dos presidentes de federação, foram ainda eleitos 4.551 delegados aos congressos federativos - que se realizem em 12 e 13 de Setembro - de entre 6.393 candidatos a delegados efectivos, dos quais mais de 40% são mulheres, informou ainda o PS.

Foram ainda eleitas 17 presidentes federativas das Mulheres Socialistas: Tatiana Gouveia (Algarve), Rosa Venâncio (Aveiro), Laura Rodrigues (Baixo Alentejo), Palmira Maciel (Braga), Carla Sabim (Bragança), Paula Teixeira (Castelo Branco), Rosa Isabel Cruz (Coimbra), Elsa Rolo (Évora), Susana Amador (FAUL), Catarina Silva (FRO), Mara Lagriminha (Santarém), Isabel Borges Silva (Leiria), Margarida Curinha (Portalegre), Ana Santos (Setúbal), Patrícia Faro (Porto), Sandra Vieites (Viana do Castelo) e Vanda Batista (Viseu).

Notícia actualizada às 22h20 de sábado e, de novo, às 12h50 de domingo, com a informação dos resultados das eleições de sábado. 

Sugerir correcção