Gaia paga passe dos estudantes de ensino superior residentes no concelho

A autarquia vai pagar os passes dos estudantes que residem em Gaia e estudam num dos estabelecimentos de ensino superior na Área Metropolitana do Porto. Inscrições começam a 7 de Setembro.

Foto
paulo pimenta

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai assumir o custo dos passes de transporte dos estudantes do ensino superior residentes no concelho. A autarquia estima que a medida chegue a cerca de cinco mil estudantes.

O custo dos passes passará a ser suportado pela câmara a partir de 1 de Outubro e o processo de inscrição nos serviços municipais tem início a 7 de Setembro.

Em causa está o preço dos passes de transportes públicos para os alunos residentes no concelho da margem sul do rio Douro que frequentem estabelecimentos de ensino superior público e privado da Área Metropolitana do Porto (AMP). De acordo com esclarecimentos solicitados pela agência Lusa, a Câmara de Gaia estima que o investimento mensal será de 120 mil euros.

“É uma forma de apoio para um trajecto que é, muitas vezes, penoso, com as propinas, com o transporte, com os livros científicos, que são caros (...). Os estudantes do ensino superior servem, ao mesmo tempo, o propósito de valorizar o transporte público e de, com isso, darmos um contributo ambiental. O transporte público é, provavelmente, o instrumento mais poderoso que nós temos para combater as alterações climáticas e promover a descarbonização”, afirmou o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca explicou que decidiu avançar com esta medida por a entender como abrangente do ponto de vista financeiro, do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. “E nesta altura, em que sentimos que as famílias não vivem uma situação de facilidade económico-financeira, é um contributo que o município dá, para que o ano lectivo dos nossos estudantes corra bem”, acrescentou.

A autarquia recorda, ainda, que em 2019 foi criado o passe único universal para a AMP com um valor de 30 euros (passe municipal e intermunicipal com 3 zonas) e de 40 euros (passe metropolitano) e que, em Junho de 2020, foi criado o “passe família” para agregados familiares, a partir do terceiro passe, inclusive.

Sugerir correcção