A praia de Beja está pronta a estrear

Parque Fluvial Cinco Reis, com actividades náuticas e praia fluvial, vive um primeiro fim-de-semana ideal para refrescar: máximas de quase 40ºC previstas para a zona de Beja.

alqueva,fugas,alentejo,turismo,ambiente,praias,
Fotogaleria
Praia e Parque Fluvial Cinco Reis CM BEja
alqueva,fugas,alentejo,turismo,ambiente,praias,
Fotogaleria
Praia e Parque Fluvial Cinco Reis CM BEja
alqueva,fugas,alentejo,turismo,ambiente,praias,
Fotogaleria
Praia e Parque Fluvial Cinco Reis CM BEja
alqueva,fugas,alentejo,turismo,ambiente,praias,
Fotogaleria
Uma vista anterior da albufeira CM BEJA

A cerca de 7km da cidade de Beja, e numa área aproximada de 46 hectares, o Parque Fluvial de Cinco Reis, na albufeira homónima, abre ao público esta sexta-feira, 24 de Julho.

“Pretende-se que seja uma zona de recreio balnear de eleição”, anuncia a autarquia de Beja, promotora do projecto em parceria com a empresa gestora do Alqueva, que “possibilite ainda a criação de um conjunto de actividades paralelas que promovem o local e permitem tirar partido das potencialidades existentes”.

PÚBLICO -
Foto
Praia e Parque Fluvial Cinco Reis CM Beja

Até agora, as duas praias fluviais mais próximas da cidade eram as de Amieira (Portel) e da Tapada Grande (Mina de São Domingos, Mértola). 

O parque, assinala-se no microsite da autarquia dedicado ao novo parque, inclui a praia fluvial, uma “zona de lazer com areal, palhotas e espreguiçadeiras”e um centro de actividades náuticas (estão previstas canoagem, vela, stand up paddle, “entre outras") e embarcadouro; além de apoio de praia com recepção, bar de petiscos com loja de produtos locais, parque infantil, além das devidas instalações sanitárias e pronto-socorro.

Os bares e apoios de praia foram concessionados à CerciBeja – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão que opera na área da solidariedade social e sem fins lucrativos, desenvolvendo “actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a pessoas com deficiência ou com problemas de inserção socioprofissional”.

Em redor da praia, surgirão zona de desporto e lazer com área arborizada, um circuito de manutenção, percursos pedonais e cicláveis, circuitos interactivos de visitação e pontos de observação da natureza, com um “percurso interactivo de visitação da avifauna aquática no período de Outono/Inverno com abrigos para observação”.

PÚBLICO -
Foto
Uma imagem promocional da praia de Beja, com um toque quase tropical CM Beja

Há dois parques de estacionamento e estão garantidos, refere a autarquia, acessos para pessoas com mobilidade reduzida (com direito a galardão de Praia + Acessível 2020). Nota: “atendendo à natureza do local, o acesso a algumas redes telefónicas pode estar limitado”.

Também limitado está o número de pessoas em simultâneo na praia fluvial: em tempos de medidas de contenção do surto de covid-19, segundo despacho da Agência Portuguesa do Ambiente, a capacidade potencial de ocupação do areal de Cinco Reis é de 800 pessoas.

Segundo dados anteriormente divulgados, as obras de construção implicaram um investimento de mais de 730 mil euros, com o projecto a ser financiado em quase metade pela autarquia, em 318.636 euros pelo Turismo de Portugal (Programa Valorizar) e em 49.700 euros pela Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA).

Sugerir correcção