Torne-se perito Crónica

Que a escola se salve até onde puder

Será que quem debita as soluções conhece a realidade? Será que sabe quantos metros quadrados tem uma sala de aula e quantos alunos constituem uma turma? Que tempos os que nos esperam!

Assim correm os tempos. Assim se orienta às escuras. Assim se mostra o caminho que se adivinha inóspito e perigoso.

Para que servem os líderes? Para que servem?

Os professores credibilizam-se pelas orientações que dão aos seus alunos, mas quando os colocam juntos na sala de aula, porque não há alternativa, perdem a credibilidade junto deles, junto dos seus encarregados de educação, junto da sociedade em geral. Além disso, perdem-se com eles, porque os professores fazem (infelizmente, muitas vezes) o que lhes pedem.

Será que quem debita as soluções conhece a realidade? Será que sabe quantos metros quadrados tem uma sala de aula e quantos alunos constituem uma turma? Quantos serão os que respiram o mesmo ar dentro do mesmo espaço?

Que tempos os que nos esperam!

Como professora, irei para a batalha. Serei mais uma a obedecer às orientações daqueles que tanto sabem sobre o ensino, por via da grande experiência letiva em situações semelhantes! O que sei é que os professores, tal como tantos outros profissionais da linha da frente, estarão expostos, apesar de a maior parte ter mais de 50 anos e problemas de saúde.

Que a escola se salve até onde puder! Que os alunos não propaguem a doença pelos pais e avós, que não se espalhe por aqueles que se deslocam de transportes públicos! Que alunos e professores tenham força e saúde para não serem contaminados. Que as salas cresçam, porque as turmas são grandes e os alunos são muitos.

E agora, com toda a Fé que ainda me habita, que Deus tenha piedade de todos nós!

Sugerir correcção