Combater a pandemia sem ceder à histeria

É descabido andar a apontar o dedo ao governo só porque se avistou a barriga de António Costa numa praia. O grande pecado do governo não é o número de contaminações, mas as péssimas explicações.

Há tantas boas razões para dizer mal do governo – para quê escolher as más? Há a mumificação do ministro da Educação, a descoordenação da Direcção-Geral de Saúde (os conselhos para a noite de São João com 24 horas de atraso são um mimo de centralismo e incompetência), a politização progressiva das intervenções de Graça Freitas, a habitual propaganda governamental em contraponto com os sinais cada vez mais alarmantes da economia portuguesa; há até os maus exemplos do 25 de Abril e do 1.º de Maio. Mas havendo tudo isto, já é perfeitamente descabido andar a apontar o dedo ao governo pelo número de contaminações que se registam neste momento, só porque o primeiro-ministro foi a um concerto ou se avistou a barriga de António Costa numa praia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção