Aluna de escola da Pontinha testa positivo para a covid-19

Estudante regressou às aulas presenciais no passado dia 18.

Foto
Alunos do 11.º e do 12.º ano regerssaram às escolas Paulo Pimenta

Um grupo de alunos e professores da Escola Secundária Braamcamp Freire, Pontinha, concelho de Odivelas, está em “vigilância activa” depois de uma estudante do 11.º ano ter testado positivo para a covid-19, confirmou o Ministério da Educação em resposta ao PÚBLICO.

Os alunos do 11.º e 12.º ano voltaram a ter aulas presenciais no passado dia 18, depois de as escolas terem estado encerradas dois meses devido à actual pandemia. Um alerta dirigido ao PÚBLICO dava conta de que a confirmação de um caso de infecção naquela escola tinha ocorrido nesta terça-feira. Mas segundo o ME, que cita informações da direcção do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, de que a secundária é a escola sede, o teste positivo foi confirmado ainda na semana passada.

“As autoridades de saúde locais indicaram que os alunos que eram do mesmo grupo da turma da aluna, assim como os docentes que estiveram com eles, ficassem em casa, em vigilância activa, o que está a ser cumprido desde a semana passada”, informa o ME, acrescentando que “tanto os estudantes como os docentes, manterão as suas actividades em ensino não presencial”.

Na semana passada abriram também as creches. Segundo informações do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que tutela este sector, antes da abertura foram testados 27 mil funcionários, dos quais 54 tiveram resultado positivo (0,2%).

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) reivindicou que também todos os elementos da comunidade educativa que iriam regressar às aulas presenciais fossem testados, mas o Ministério da Educação não acatou esta exigência.

Sugerir correcção