Aos 90 anos, Sinhozinho Malta denuncia em vídeo “o hálito putrefacto de [19]64”

O actor brasileiro Lima Duarte dirigiu-se ao seu colega de profissão Flávio Migliaccio, encontrado morto no início desta semana: “Eu te entendo.”

Barba
Fotogaleria
Lima Duarte, em 2011, por altura da inauguração da sede da TV Globo Europa em Lisboa Rui Soares
,Rede Globo
Fotogaleria
Como Sassá Mutema, em O Salvador da Pátria DR
,Viúva Porcina
Fotogaleria
Como Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, em que contracenava com Regina Duarte DR
,Zeca Diabo
Fotogaleria
Zeca Diabo foi um dos seus mais notáveis papéis DR

“Agora, quando sentimos o hálito putrefacto de [19]64, o bafio terrível de 68” — ouve-se a voz profunda do actor Lima Duarte, referindo-se aos anos da ditadura militar brasileira —, “agora, 56 anos depois (eu tenho 90, você [Migliaccio] com 85), quando eles promovem a devastação dos velhos, não podemos mais”.

É desta forma que o actor, que se notabilizou em papéis como Zeca Diabo (O Bem-Amado) ou Sinhozinho Malta (Roque Santeiro, em que contracenava com Regina Duarte, que detém actualmente a pasta brasileira da Secretaria Especial da Cultura​), fala sobre a morte do colega de profissão, Flávio Migliaccio, na segunda-feira.

Lima Duarte denuncia a forma como os mais velhos estão a ser tratados num Brasil em que, à medida que o número de casos cresce, o surto pelo novo coronavírus tem sido desvalorizado pelo Presidente Jair Bolsonaro que, por várias vezes, considerou a morte de alguns, nomeadamente os mais idosos, inevitável, escarnecendo do isolamento.

O vídeo, que contém um emocionante desabafo de Lima Duarte, ao longo de quase cinco minutos, inundou as redes sociais e acabou por se tornar notícia.

Nascido a 29 de Março de 1930, numa aldeia do estado de Minas Gerais, Lima Duarte começou pela rádio até chegar a sua oportunidade no teatro, tendo integrado a companhia Arena (a que se refere no mesmo vídeo e onde Migliaccio deu os primeiros passos no mundo artístico).

Acabaria por ser escolhido para o elenco da primeira telenovela, seguindo-se uma carreira cheia de personagens marcantes: além dos já referidos, vestiu a pele de Sassá Mutema, em O Salvador da Pátria, de Murilo Pontes em Pedra Sobre Pedra ou de Viriato Palhares em Desejo Proibido.

Em Portugal, marcou presença no cinema: foi Major em Kilas, o Mau da Fita, de José Fonseca e Costa; António em O Rio do Ouro, de Paulo Rocha; e o padre António Vieira em Palavra e Utopia, de Manoel de Oliveira.

Flávio Migliaccio foi encontrado sem vida em sua casa, no dia 4, tendo deixado uma carta de despedida dirigida aos seus familiares.

Sugerir correcção