Com 36 milhões para o NHS, no seu centenário, o capitão Tom Moore recebe título honorário de coronel

Completa hoje 100 anos de vida e, desde 8 de Abril, já conseguiu angariar 36 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde britânico.

Fotogaleria
O veterano da Segunda Guerra foi brindado com uma homenagem aérea da Força Aérea Real Reuters/EMMA SOHL
Fotogaleria
Reuters/TOBY MELVILLE
Focke-Wulf Fw 190
Fotogaleria
Reuters/UK MINISTRY OF DEFENCE
Fotogaleria
Reuters/EMMA SOHL
Fotogaleria
Reuters/EMMA SOHL

O britânico Tom Moore já angariou mais de 31 milhões de libras (36 milhões de euros) para o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla original). E, além das mensagens de parabéns da rainha e do primeiro-ministro, o seu centésimo aniversário, que se assinala nesta quinta-feira, está a ter um brilho especial: foi brindado com uma homenagem da Força Aérea Real e recebeu o título honorário de coronel por serviços prestados à comunidade.

“Chegar aos 100 é qualquer coisa. Chegar aos 100 com tanto interesse em mim e [sentir] uma enorme generosidade do público é avassalador”, disse, citado pela BBC.

Como incentivo aos exercícios de reabilitação, a filha do veterano de guerra britânico Tom Moore sugeriu-lhe que aproveitasse esses momentos para uma acção de angariação de fundos. Assim, o agora coronel desafiou-se a dar cem voltas às traseiras da sua casa, apoiado no seu andarilho, até à data do seu aniversário, com o objectivo de angariar mil libras — mas as suas expectativas foram em muito superadas, até hoje, em mais de 6200%.

“As pessoas continuam a dizer que o que eu fiz é notável, mas na verdade é o que vocês fizeram por mim que é notável”, confessou. E o acto não passou despercebido também nas altas esferas militares. O chefe-general do Exército britânico, sir Mark Carleton-Smith, descreveu o veterano como “um modelo inspirador”.

O capitão Tom deverá passar a maior parte do dia em isolamento com a sua família, mas não deixou de transmitir uma mensagem de esperança: “Por favor, lembrem-se sempre, amanhã será um bom dia.”