Standard & Poor’s revê perspectiva de Portugal de “positiva” para “estável”

Rating de BBB manteve-se para a dívida pública de longo prazo

Foto
Nuno Ferreira Santos

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) anunciou hoje à noite que reviu a perspectiva sobre a economia portuguesa de “positiva” para “estável”, reafirmando o rating de BBB para a dívida pública de longo prazo.

Já a 17 de Abril a Fitch tinha feito movimento semelhante, ao baixar a perspectiva do rating de Portugal de “positiva” para “estável”, devido aos efeitos da pandemia de covid-19 na economia nacional, mas mantendo a classificação em BBB.

Esta noite, a S&P justificou a “perspectiva de ‘estável'” para Portugal – numa avaliação não prevista no calendário da agência de notação financeira - com a opinião de que o “compromisso das autoridades portuguesas em políticas que favorecem o crescimento” e uma política de finanças públicas “prudente” irão prevalecer sobre uma recessão anual global “abrupta e sincronizada”.

Mas avisam que caso o “contexto económico global piorar de forma significativa” para além das expectativas da agência, o impacto nas finanças públicas portuguesas pode não ser “conciliável com o actual rating”.

De acordo com as contas publicadas pelo Fundo Monetário Internacional no seu relatório Fiscal Monitor, Portugal é, entre os países analisados, o quinto na zona euro com maiores necessidades de financiamento previstas para este ano, com um valor equivalente a 18,6% do seu PIB, isto é, um valor próximo de 40 mil milhões de euros.

Também esta sexta-feira, ao fim do dia, a Standard & Poor’s decidiu manter o rating italiano em BBB, mas com perspectiva “negativa”, deixando contudo avisos sobre uma eventual deterioração da classificação de risco da dívida soberana.

Sugerir correcção