Município de Oeiras distribui equipamentos para garantir o ensino à distância a os alunos

O município de Oeiras identificou alunos e professores sem os meios tecnológicos necessários. Num projecto que custará 140 mil euros, distribuiu cerca de 3500 equipamentos tecnológicos.

Foto
paulo pimenta

No concelho de Oeiras, num universo de 20 mil alunos, foram identificados 1914 jovens que não dispunham dos meios necessários para acompanhar o ensino à distância. Assim, o município acelerou o processo de implementação dos programas “Oeiras Educa” e “Mochila Leve” de forma a possibilitar o ensino à distância para todos os alunos do concelho e “universalizar a igualdade de oportunidades”, diz a autarquia em comunicado

Após identificar, através das escolas, todos os alunos e professores sem os meios tecnológicos necessários, a autarquia garantiu o equipamento necessário para quem não tinha. Mais especificamente, distribuiu 1944 equipamentos, entre tablets, computadores portáteis e smartphones 1914 foram entregues a alunos e 30 para professores. Distribuiu ainda 200 câmaras, 200 microfones e 1185 routers para garantir o acesso à internet de 1158 alunos e 27 professores.

Este projecto terá um investimento de cerca de 140 mil euros e tem como parceiros a Altice e a Cisco, que disponibiliza gratuitamente 2 mil licenças da plataforma Webex profissional, que permite criar salas de aula virtuais.

Para além de garantir equipamento tecnológico, o município criou uma equipa de professores de todas as escolas do concelho para o desenvolvimento de tutoriais de apoio à implementação do modelo de aulas a distância, para alunos e docentes.

A plataforma escolhida, Cisco Webex, permite que os “professores e alunos trabalhem em interacção, tanto nas aulas directas, como no desenvolvimento de tarefas individuais, com todas as garantias de protecção de dados pessoais, dados de voz e de imagem.” Há ainda uma formação online disponível para os quase 2000 professores do município e duas linhas de apoio da Cisco, uma para professores e outra para alunos e famílias.

Sugerir correcção
Comentar