Câmara do Porto alerta para falsos pedidos de ajuda a circular na Internet

A autarquia sublinha que não fez qualquer apelo para que as ofertas fossem concentradas em qualquer e-mail de “supostos funcionários municipais”.

Foto
Nuno Ferreira Santos/arquivo

A Câmara do Porto alertou esta sexta-feira para a existência de falsos pedidos de apoio a circular na Internet, sublinhando que não fez qualquer apelo para que as ofertas fossem concentradas em qualquer e-mail de “supostos funcionários municipais”.

“Qualquer e-mail, post nas redes sociais, contendo endereços de e-mail, moradas, números de telefone, contas bancárias ou nomes de funcionários ou dirigentes municipais que possa circular é por isso FALSO e não deve ser valorizado”, denuncia num comunicado publicado no seu site.

A autarquia refere que está a desenvolver várias acções de apoio aos hospitais, aos lares de idosos, aos cidadãos em situação de sem-abrigo e a muitas outras instituições da cidade no âmbito da crise de covid-19, contudo, “não fez qualquer apelo público para que tais ofertas fossem centradas em qualquer e-mail de funcionários ou supostos funcionários municipais”.

O município salienta que “para já” não falta qualquer bem ou financiamento, nem está em causa o funcionamento de qualquer sistema vital na cidade e apela a que todos cidadãos que pretendem ajudar “apenas valorizem a informação que é difundida no portal de notícias do Porto e apenas nesse âmbito respondam a qualquer pedido de voluntariado ou outro que venha a ser feito e não foi feito”.

“Por excesso de voluntarismo ou por tentativa de aproveitamento, há quem, com estes falsos apelos e pedidos, prejudique e ponha mesmo em causa a capacidade do município de actuar na sua tentativa de salvar vidas e auxiliar, em articulação com as restantes entidades, no desígnio de conter a epidemia”, salienta a autarquia.

Sugerir correcção
Comentar