O bê-á-bá da Economia dos surtos virais

Uma parte do custo económico das pandemias é causado pelo pânico das pessoas, que muitas vezes percebem um risco para a sua saúde superior ao que efetivamente enfrentam.

Agora que a covid-19 se espalhou pelo mundo e chegou a Portugal, começam a surgir notícias sobre o impacto económico da epidemia. A OCDE, que tinha previsto uma taxa de crescimento do PIB global de 2,9% em novembro, baixou a previsão de crescimento para 2,5% e avisou que o crescimento global pode baixar para 1,5% se a epidemia se prolongar. Os Bancos centrais reagiram. A Reserva Federal nos EUA e o Banco Central Australiano baixaram a taxa de juro em meio ponto percentual na sexta-feira. Os Bancos Centrais Japonês e Britânico afirmaram-se prontos a intervir no início desta semana, seguidos pelo Banco Central Europeu. O Banco Mundial e o FMI anunciaram financiamentos de emergência para ajudar os sistemas de saúde a lutar contra o avanço do vírus. Em Portugal, foi criada uma linha de crédito para as empresas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários