“Excluindo Venezuela e Líbia, o Irão teve o maior crescimento negativo do PIB no mundo”

Mohammad Reza Farzanegan, director do Centro de Investigação de Economia do Médio Oriente da Universidade de Marburgo (Alemanha), diz que o Parlamento do Irão, que será dominado por conservadores da linha dura, vai ter desafios importantes pela frente.

Foto
Protestos contra o aumento do preço dos combustíveis em Teerão, em Novembro de 2019 Nazanin Tabatabaee/REUTERS

O Irão foi o terceiro país com a maior recessão económica no mundo no ano passado. Em resposta, o poder político planeia aumentar a carga fiscal - este é um dos desafios do Parlamento que vai sair da votação desta sexta-feira terá de enfrentar, pois isso deverá causar mais protestos. Os iranianos da classe média que passam à baixa terão menos razões para não protestar, diz Mohammad Reza Farzanegan, professor de Economia e director do Centro de Investigação de Economia do Médio Oriente da Universidade de Marburgo (Alemanha).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários