Torne-se perito Crítica

Cuidado, as crianças estão a ver

Há leões à solta nos subúrbios problemáticos de Paris. A culpa é do sistema. Ladj Ly faz o diagnóstico com lucidez num falso policial sobre um sistema que não pensa no futuro.

Festival de Cannes de 2019
Foto
Num sistema onde os adultos não são capazes de encontrar uma solução que desarme as tensões ou que resolva os verdadeiros problemas no bairro, o que os miúdos irão propôr pode ser muito mais radical julien magre

O lugar-comum da cidade como uma selva já pode estar gasto até à quinta casa, mas ainda é possível dar-lhe a volta. Basta para isso ir buscar o verdadeiro rei da selva, o leão, ou neste caso uma cria de leão surripiada de um circo por miúdos sem mais que fazer. É a partir desse episódio que Ladj Ly nos pinta 24 horas na vida de Montfermeil, o subúrbio parisiense onde Victor Hugo escreveu Os Miseráveis, mas que ao clássico da literatura francesa vai buscar uma aura mais do que pormenores específicos. Em vez disso, é da vida que Ly se alimenta — da sua própria vida como filho do bairro, da sua experiência nas ruas como filmeur de curtas-metragens e documentários, do que vê acontecer ao seu redor todos os dias.