Chefe do Estado-Maior de Taiwan morre em acidente de helicópetro

Acidente ocorreu uma semana antes das eleições e desconhecem-se os motivos. Outras sete pessoas morreram depois deo helicóptero em que viajavam ter feito uma aterragem de emergência numa zona montanhosa.

Foto
O general Shen Yi-ming foi uma das vítimas do desastre EPA/MILITARY NEWS AGENCY HANDOUT

O chefe do Estado-Maior do Exército de Taiwan, Shen Yi-ming, morreu, na quinta-feira, depois do helicóptero em que viajava ter efectuado uma aterragem de emergência numa zona montanhosa perto de Taipé.

De acordo com a agência estatal CNA, oito pessoas, incluindo Shen Yi-ming, perderam a vida no acidente, enquanto outras cinco sobreviveram.

Foto
Os destroços do helicóptero onde seguia o chefe do Estado-Maior de Taiwan EPA/YILAN COUNTY FIRE BUREAU HANDOUT

A maior parte dos destroços caíram uma floresta do Norte do território, coberta de neblina. As pás do helicóptero estão destruídas, e equipas de emergência tentam chegar ao local, segundo se vê em imagens divulgadas pelas autoridades, relata a Reuters. Há cinco sobreviventes.

Inicialmente, informações divulgadas pela imprensa local e também da China continental davam conta de que o dirigente máximo das Forças Armadas de Taiwan, que estava no cargo desde Setembro. tinha sobrevivido ao acidente, mas as autoridades confirmaram a sua morte pouco depois das 14 horas (6 horas em Lisboa).

O helicóptero Black Hawk UH-60M viajava com 13 pessoas a bordo e dirigia-se para Yilan (Nordeste), quando foi forçado a aterrar, cerca das 8 horas (meia-noite em Lisboa), numa área montanhosa perto de Taipé, cerca de dez minutos após a descolagem.

A campanha para as eleições legislativas e presidenciais de 11 de Janeiro foi suspensa e a Presidente Tsai Ing-wen, que está a lutar pela reeleição, deu ordens ao Ministério da Defesa para fazer um inquérito sobre o incidente. “Temos de saber o motivo do acidente”, disse, citada pela Reuters.

Sugerir correcção
Comentar