O intrumpment da democracia estado-unidense

O impeachment de Trump é muito menos relevante do que aquilo a que poderíamos chamar o intrumpment da democracia estado-unidense. Nesse mau sentido, Trump ficará sendo um dos mais relevantes Presidentes da história dos EUA. Ele já ganhou, e para desfazer os seus efeitos na política daquele país nem uma geração bastará.

Qualquer pessoa que queira olhar com frieza para as próximas eleições presidenciais nos EUA terá de admitir: o cenário de base é Trump voltar a ganhar. Um Presidente incumbente leva em geral vantagem, e se a economia estiver num estado razoável e o desemprego for baixo, mais vantagem eleitoral leva. Só o facto de Trump ser um Presidente tão bizarro poderá dificultar-lhe a vida, mas a sua reeleição não será de todo uma bizarria.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários