Mais de 90% dos juízes reclamam ajuda de assessores nos tribunais

Dois terços dos 300 magistrados judiciais que responderam a questionário dizem precisar de assessoria jurídica e consultadoria técnica. Tema é discutido esta quinta e sexta-feira no encontro anual organizado pelo Conselho Superior de Magistratura.

Foto
NELSON GARRIDO

Um inquérito realizado pelo Conselho Superior da Magistratura e a que responderam 300 juízes mostra que 95% dos inquiridos consideram necessitar actualmente de assessores para os apoiar. Quase dois terços dos magistrados dizem precisar tanto de assessoria judicial como de consultadoria técnica, havendo 15% da amostra a referir apenas a necessidade de juristas e outros tantos a reclamar só apoio técnico. Apenas 12 juízes dizem não sentir necessidade de qualquer assessoria, havendo outros quatro que discordam de um apoio deste tipo. Estes são alguns dos números que vão ser apresentados esta quinta-feira, em Bragança, no encontro anual do Conselho Superior da Magistratura (CSM), dedicado este ano ao tema Assessoria aos Juízes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários