Assembleia da República já iniciou os trabalhos durante seis minutos e regressa à tarde

Ferro Rodrigues suspendeu os trabalhos para que a comissão analise os perfis dos deputados. André Ventura chegou quando já todos os deputados estavam sentados e a Mesa lia o projecto de resolução de uma comissão.

Fotogaleria
Imagem genérica do hemiciclo Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Deputado da Iniciativa Liberal senta-se entre o PSD e o CDS Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Rio com Ferro Rodrigues Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rio cumprimenta deputados de outras bancadas Rui Gaudêncio
Fotogaleria
André Ventura fica a saber onde é o seu lugar Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Assunção Cristas só deixará AR depois do congresso de 2020 Rui Gaudêncio
Fotogaleria
O acolhimento aos deputados é feito no Salão Nobre, onde fazem o registo como parlamentares e as declarações de interesses, rendimentos e património, tiram as fotos e podem até fazer um vídeo de auto-apresentação. Rui Gaudêncio

Os trabalhos da nova Assembleia da República já começaram. Foi a deputada Ana Catarina Mendes, do PS, quem se levantou, ligou o microfone pelas 10h08 e tomou a palavra por ser a representante do grupo parlamentar do partido mais votado.

A deputada desejou que todos os parlamentares cumpram “o que é o respeito pela instituição democrática da Assembleia da República”, representando o mandato para que foram eleitos. Ana Catarina Santos pediu a Eduardo Ferro Rodrigues que conduzisse os trabalhos e o deputado que o PS vai voltar a recandidatar a presidente do Parlamento subiu à mesa, aplaudido pelo PS e por boa parte dos deputados do PSD.

Ferro Rodrigues chamou os deputados Sofia Araújo (PS) e Duarte Pacheco (PSD), que também fizeram parte da Mesa da Assembleia na última legislatura. O deputado Duarte Pacheco, que assume há muitos anos a função de secretário da Mesa, leu o projecto de resolução da criação da Comissão Eventual de Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos.

Foi nessa altura, já com todos os deputados sentados no plenário, que entrou o deputado André Ventura e aconteceu o que o CDS-PP já antecipava. A deputada Ana Rita Bessa, que estava sentada na segunda fila da bancada, fez questão de se levantar para que o deputado do Chega se sentasse. Até passou para a fila de trás, como que a demonstrar que os centristas têm razão por terem protestado junto de Ferro Rodrigues por o lugar dado a Ventura ser de difícil acesso e ficar no meio do grupo parlamentar do CDS. Ainda assim, os deputados centristas fizeram questão de cumprimentar efusivamente André Ventura.

Os trabalhos estão agora suspensos até às 15h para que a comissão verifique a situação de todos os deputados, uma vez que há alguns que foram eleitos e acabam por não assumir o seu mandato, sendo substituídos pelos seguintes da lista.

Da parte da tarde far-se-á a eleição do presidente da Assembleia da República (os deputados são chamados individualmente, por ordem alfabética, para depositarem o seu voto num jarrão colocado no centro da mesa), assim como dos vice-presidentes, dos secretários da Mesa e do conselho de administração (estas últimas decorrem na sala D. Maria, o espaço onde se fazem as reuniões da conferência de líderes e recebem convidados).

Sugerir correcção
Ler 6 comentários