DR
Foto
DR

Estudantes de Aveiro voltam a “plantar o futuro” com duas mil árvores

Comunidade académica ficará responsável pelas árvores que, em Fevereiro, vão reflorestar zonas no município de Estarreja. Iniciativa deste ano foi antecipada para Outubro, como forma de “integrar os novos estudantes”.

Duas mil árvores vão ser entregues a estudantes da Universidade de Aveiro (UA), que ficarão responsáveis por cuidarem delas até Fevereiro, altura em que as irão plantar em zonas desflorestadas.

As árvores são entregues na quarta-feira, 2 de Outubro, no campus da Academia de Aveiro, naquele que será o ponto de partida da iniciativa “Plantar o Futuro”, que, pelo segundo ano consecutivo, envolve o meio universitário na reflorestação do país.

Em conversa com o P3, Cátia Lima, do Núcleo de Estudantes de Biologia da UA, explica que a acção de sensibilização se “realizará nos mesmos moldes” da anterior, ainda que, este ano, não seja exclusiva dos estudantes: “O projecto ocorrerá da mesma maneira. Este ano, decidimos antecipar para Outubro como forma de integrar os novos estudantes. Também entregaremos árvores aos funcionários e a quem queira participar.” A aluna de Biologia destaca o sucesso da edição de 2018, garantindo que, este ano, já existem “mais estudantes inscritos”, por isso a organização espera uma adesão superior.

Os estudantes e a restante comunidade académica são convidados a apadrinhar carvalhos-alvarinhos, amieiros, freixos, salgueiros e choupos, todas árvores autóctones da floresta portuguesa. Após a entrega, as árvores ficam ao seu cuidado até Fevereiro, altura que serão utilizadas na reflorestação de áreas do município de Estarreja.

Organizada pelo Grupo para a Sustentabilidade da UA, pela associação Agora Aveiro e pela Câmara Municipal de Estarreja, esta acção “quer dar o exemplo na defesa e promoção da floresta autóctone e do seu valor na mitigação das alterações climáticas, resiliência contra incêndios, regulação e melhoria do clima e conservação da biodiversidade”.

Os “padrinhos” e “madrinhas” recebem as árvores esta quarta-feira, ao início da tarde, pelas mãos do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, e de representantes da Câmara Municipal de Estarreja. Será também facultado um kit com instruções sobre como tratar das árvores. Quem tiver dúvidas, pode contactar o Núcleo de Estudantes de Biologia através do email [email protected]

PÚBLICO -
Foto
Estudantes estão responsáveis pela manutenção das árvores até ao momento em que estas serão plantadas DR

Em Fevereiro, após a época de exames, os alunos serão convidados a participar nas acções de reflorestação a decorrer em Estarreja, sob a orientação técnica da Agora Aveiro e da Associação BioLiving. O “Plantar o Futuro” é um projecto que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, através do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, sendo co-financiado pela União Europeia e pelo Instituto Camões.

Sugerir correcção