No silêncio das nossas vidas

O livro que inaugurou um novo género na literatura sul-americana, o conto fantástico. Leopoldo Lugones foi um mestre para Jorge Luis Borges.

Foto
O argentino Leopoldo Lugones (1874-1938)

Na década de 1970, um lendário editor italiano, Franco Maria Ricci, encontrou-se em Buenos Aires com o escritor argentino Jorge Luis Borges e propôs-lhe dirigir (seleccionando e prefaciando) uma colecção de literatura fantástica a que, muito à maneira borgeana, daria o nome A Biblioteca de Babel. Curiosamente, ou talvez nem tanto, o primeiro volume foi uma colectânea de sete contos fantásticos do seu “mestre”, o também argentino Leopoldo Lugones (1874-1938), e a que deu o título de um dos contos inclusos, Os Cavalos de Abdera (Vega, 1988). Esse conto faz parte do primeiro livro de Lugones, As Forças Estranhas — originalmente publicado em 1906 e agora, pela primeira vez, traduzido para português na totalidade (três ou quatro contos estavam dispersos por várias antologias de contos hispânicos). Este livro inaugurou um novo género na literatura sul-americana, o conto fantástico, que teve depois em Jorge Luis Borges o seu cultor genial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar