Trump mostra mapa alterado da rota do Dorian para defender tweet incorrecto

Presidente afirmou que o Alabama ia ser atingido pelo furacão, o que foi desmentido pelo serviço de meteorologia. Na Sala Oval, exibiu o mapa alterado a marcador para confirmar previsão.

Foto
Linha preta terá sido acrescentada no mapa Reuters/JONATHAN ERNST

Donald Trump promoveu, esta quarta-feira, uma conferência de imprensa na Sala Oval da Casa Branca, para fazer um ponto de situação da evolução do furacão Dorian. No encontro com os jornalistas, o Presidente dos Estados Unidos mostrou um mapa do Centro Nacional de Furacões, datado de 29 de Agosto, com o trajecto e intensidade da tempestade. Mas a linha que assinalava os estados afectados pela tempestade tinha sido prolongada, com um marcador preto, tocando levemente o estado do Alabama.

A razão? Um tweet de Trump, publicado no domingo, em que o Presidente alertava os habitantes de vários estados (entre os quais o do Alabama) para a violência do furacão.

Porém, o Serviço Nacional Meteorológico do Alabama desmentiu a publicação de Trump, tranquilizando os habitantes e deixando a garantia de que os efeitos não seriam sentidos. 

Foto
Entidade responsável pelas informações meteorológicas do Alabama desmentiu presidente TWITTER

“O Alabama não verá QUAISQUER impactos do Dorian. Repetimos, nenhum impacto do furacão Dorian será sentido em todo o Alabama. [O furação] ficará demasiado a leste”, escreveu esta entidade no Twitter.

Não se sabe ao certo quem adulterou o mapa com o percurso do furacão. A alteração de um documento oficial, de acordo com a lei norte-americana, constitui um crime.

Ao Washington Post, Donald Trump negou qualquer conhecimento sobre esta questão — que ganhou o nome de Sharpiegate nas redes sociais —, garantindo ter recebido vários outros documentos que apontavam para “95%” a probabilidade do Alabama ser atingido pelo furacão Dorian.

Esta tempestade atingiu na segunda-feira o arquipélago das Bahamas, tendo já provocado mais de 20 mortos no arquipélago.

Sugerir correcção
Ler 27 comentários