Portugal atinge 12.º lugar no ranking de turismo do Fórum Económico Mundial

Portugal lidera listagem mundial no indicador de oferta turística, na última edição do Relatório de Competitividade do Fórum Económico Mundial, hoje divulgado.

Foto
Paulo Pimenta

Portugal alcançou pela primeira vez o 12.º lugar do ranking geral de competitividade turística do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum) e o primeiro lugar a nível mundial em termos de qualidade das infra-estruturas turísticas,​ de acordo com o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019, divulgado esta quarta-feira, 4 de Setembro.

O relatório da WEF analisa profundamente o Turismo em mais de 130 economias mundiais. São avaliados um total de 14 componentes em que as notas dão origem ao ranking geral de competitividade turística. O 12.º lugar obtido nesta edição é a posição mais elevada de sempre ocupada pelo país, que tem vindo a subir desde 2013 (20.º lugar), chegando ao 15.º em 2015 e 14.º em 2017.

Nas categorias avaliadas, Portugal sobe de 4.º (em 2017) para 1.º na componente de Infra-estruturas Turísticas (que avalia a qualidade da oferta turística) e ultrapassa assim países como Espanha, Áustria ou Estados Unidos.

Para além disso, subiu também nos indicadores de Recursos Naturais e Culturais (de 20.º para 15.º lugar), Transporte Aéreo (de 31.º para 21.º lugar), na prontidão do uso das TIC (de 41.º para 38.º) e na Priorização do Turismo (de 14.º para 12.º).

Em comunicado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, demonstrou “orgulho” no desempenho registado, dizendo que a estratégia planeada para 10 anos “está a dar resultados”. A Estratégia para o Turismo 2027 toca em pontos como a sustentabilidade, o alargamento do turismo a todo o ano e a todo o território, o emprego, entre outros. Ana Mendes Godinho refere ainda que este relatório “é uma peça-chave para a captação de investimento”.

No primeiro semestre de 2019 as receitas turísticas cresceram 7,6%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Também o Banco de Portugal prevê que as exportações do turismo tenham um peso cada vez maior na economia portuguesa, chegando aos 9,3% do PIB em 2021.

Sugerir correcção
Comentar