No coração do Douro, a Quinta de S. Luiz abre-se a visitas. E “com uma vista fabulosa”

A quinta, “berço” da Kopke, a mais antiga casa de Vinho do Porto, abre ao público em Setembro. Para já, com visitas, boas vistas e provas de vinho. O alojamento fica para depois.

Fotogaleria
DR
Douro
Fotogaleria
DR
Quinta de São Luís
Fotogaleria
DR
,Quinta de São Luís
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Uva
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Uva
Fotogaleria
DR
Alto Douro
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
,Vinho do Porto
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
,Vinho
Fotogaleria
DR

O grupo Sogevinus abre ao público, a partir do dia 1 de Setembro, a Quinta de S. Luiz, uma das propriedades que o grupo detém no Douro. O novo projecto de enoturismo – situado na margem esquerda do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, na freguesia de Adorigo, município de Tabuaço – permite complementar a experiência daqueles que visitam as caves Cálem e Burmester, ou que se hospedem no futuro hotel Kopke, em Gaia, dando-lhes ainda a possibilidade de acompanhar todo o processo de produção, da vinha ao vinho.

Segundo Maria Manuel Ramos, directora de Turismo do Sogevinus, este projecto abre-se, numa primeira fase, só para visitas mas, numa segunda fase, caso avance essa possibilidade, para alojamento local. Com “um foco nos vinhos de mesa” e com o intuito de “melhorar a oferta”, esta quinta vem também “promover a marca Kopke, a marca mais antiga e emblemática do grupo”, esclareceu a responsável ao PÚBLICO. A quinta é o “berço” da Kopke, “a mais antiga casa de Vinho do Porto”, fundada em 1638, adquirida pela Sogevinus em 2006.

A propriedade com 125 hectares, um investimento de 1,2 milhões de euros, dará a possibilidade aos visitantes de percorrer um dos vários circuitos de visita à quinta ou simplesmente relaxar e fazer uma prova de vinhos no Terraço S. Luiz, um espaço “com uma vista fabulosa”, considera Maria Manuel Ramos. A “autenticidade” é a palavra de ordem desta nova quinta, como frisou a responsável, acrescentando que “as pessoas terão agora a oportunidade de estar mesmo no meio das vinhas”.

Outros pontos de interesse a visitar são a casa do Alambique, a vinha da Romilã e os lagares (onde se poderá ver um filme sobre a já conhecida pisa da uva), além da capela de Santa Quitéria, adega, sala de provas e loja, onde estarão disponíveis os vinhos das várias marcas do grupo.

Fotogaleria

Com preços que variam entre os 12 e os 70 euros, consoante a experiência requerida pelo visitante, a quinta aconselha a marcação antecipada das visitas, sobretudo no caso de reservas de grupo. As visitas, sempre acompanhadas por um guia e com a duração aproximada de uma hora, estão disponíveis em português, espanhol, francês e inglês e incluem uma prova de vinhos. Contudo, se se fizer uma reserva com pelo menos um mês de antecedência, as visitas podem ser também feitas em alemão e italiano.

Em breve, a Quinta de S. Luiz irá oferecer outras experiências, como a organização de almoços ou a realização de piqueniques nas vinhas ou no miradouro, a participação em vindimas e a realização de acções direccionadas para empresas e escolas.

As visitas à quinta irão, no futuro, integrar ofertas especiais criadas exclusivamente para o anunciado Hotel Kopke em Gaia, cuja abertura está prevista para 2021.

O Grupo Sogevinus Fine Wines, cuja existência data de 1990, tem como principais actividades a produção e a comercialização de vinhos do Porto e vinhos Douro DOC. No seu portefólio encontram-se marcas como Cálem, incluindo o célebre Velhotes, Burmester, Kopke e Barros.

Sugerir correcção
Comentar