Seca revela templo tailandês escondido pelas águas

Reuters/SOE ZEYA TUN
Fotogaleria
Reuters/SOE ZEYA TUN

A seca que fez desaparecer grande parte da água de uma barragem em Lopburi, no centro da Tailândia, fez também com que o templo budista Wat Nong Bua Yai, até aqui submerso, voltasse a ficar a descoberto, atraindo centenas de curiosos.

A barragem foi construída há cerca de 20 anos, deixando o templo submerso, mas está agora a menos de 3% da sua capacidade. Quem visita agora o templo – incluindo monges – caminha por entre peixes mortos no chão seco para observar as ruinas e deixar flores junto das estátuas.

“Por norma, o templo está completamente coberto de água. Na altura das chuvas não se consegue ver nada”, disse à Reuters um professor reformado de 67 anos que foi visitar o templo.

A barragem tem uma capacidade de 960 milhões de metros cúbicos e servia para regar mais de 526 mil hectares de terras agrícolas na região. Agora, a seca faz com que só se consigam regar cerca de 1214 hectares de terra. O serviço meteorológico tailandês diz que o país está a atravessar a pior seca da última década.

Reuters/SOE ZEYA TUN
Reuters/SOE ZEYA TUN
Reuters/SOE ZEYA TUN
Reuters/SOE ZEYA TUN
Reuters/SOE ZEYA TUN