Explosão de gás e incêndio obriga a retirar 28 idosos de lar na Feira

Ainda estão por apurar razões que originaram acidente com garrafa de gás. Não há feridos a registar.

Explosão teve lugar num lar de terceira idade
Foto
Explosão teve lugar num lar de terceira idade Rui Gaudencio

Uma explosão de gás num lar de terceira idade em Santa Maria da Feira, seguida de incêndio, obrigou este sábado à retirada dos 28 idosos que ali se encontravam, não havendo registo de feridos, disse o presidente da Câmara.

Emídio Sousa explicou que a ocorrência se registou por volta das 12h40 no lar de idosos O Abrigo, na freguesia de São João de Ver, imediatamente a norte da sede daquele concelho do distrito de Aveiro.

“Houve uma explosão de uma garrafa de gás, mas já está tudo controlado. O plano de evacuação funcionou muito bem e todos os idosos estão em segurança”, disse o autarca, que falava à à agência Lusa sensivelmente uma hora após a explosão, altura em que os bombeiros já estavam a finalizar as operações.

Emídio Sousa disse que os idosos foram conduzidos para uma unidade de saúde para fazer um check-up, mas, à partida, está tudo bem”, afirmou.

Sobre as razões da explosão na garrafa de gás, disse desconhecê-las. O edifício, acrescentou, estava a ser intervencionado. “Estava aqui uma equipa de construção civil a fazer pequenas obras de manutenção”, afirmou.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) indicou entretanto à agência Lusa que abriu propositadamente a unidade de Saúde de São João de Ver para o check-up aos idosos e que mobilizou para a tarefa um médico e dois enfermeiros. Mas, avançou, “não há situações graves”.