Leiria: incêndio em Alvaiázere em fase de rescaldo. A13 reaberta ao trânsito

Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria garantiu que nenhuma habitação esteve em risco.

Foto
Fogo começou por ser avistado na localidade de Melgaz, no distrito de Leiria LUSA/PAULO NOVAIS

O incêndio que deflagrou ao início da tarde desta quinta-feira em Alvaiázere, no distrito de Leiria, tem uma frente activa e está a ser combatido, às 17h30, por sete aeronaves e mais de 200 elementos. O fogo já se encontra em fase de rescaldo, indica a Protecção Civil, que informou à Lusa a reabertura da auto-estrada 13 (A13) à circulação automóvel.

Segundo explicou a presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, o fogo está “na zona de Melgaz”, e apresentava, às 17h, uma frente activa, depois de ter tido duas.

“Se as condições atmosféricas não se alterarem, o fogo poderá ficar controlado em breve. A preocupação é o vento que se poderá levantar”, explicou, garantindo que continua a não haver habitações em risco, tal como já garantiu a Protecção Civil.

Ao PÚBLICO, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria indicou que a auto-estrada 13 (A13) esteve cortada nos dois sentidos, entre os nós de Cabaços e Avelar, do quilómetro 156 a 172. A reabertura foi feita pelas 17h05.

A autarca acrescentou que a A13 foi encerrada entre os nós de Cabaços e Avelar, “não só devido ao fumo, mas também porque uma das vertentes se encontrava a arder perto” da via, entre o Barqueiro e Cabaços.

O alerta para o fogo numa zona florestal na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere, foi dado por um vigia, pelas 14h16.

O site da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil referia, pelas 17h50, estavam no teatro de operações 276 elementos, apoiados por 80 veículos. Os meios irão manter-se em mesmo número no local, pelo menos até o fogo estar em fase de conclusão.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários