Sem cordas: homem escala edifício de 310 metros em Londres

A polícia metropolitana de Londres recebeu o alerta às 5h15, depois de testemunhas no local relatarem que um homem estava a subir o The Shard sem qualquer equipamento de segurança.

Foto
O homem a escalar o The Shard, o edifício mais alto da Europa Ocidental David Kevin Williams/TWITTER

Um homem escalou na madrugada desta segunda-feira o The Shard, um dos edifícios mais altos da Europa com quase 310 metros de altura. De acordo com testemunhas no local, o homem terá feito a maior parte do percurso sem cordas ou arnês de segurança.

O alpinista foi depois abordado pela polícia, mas não foi preso. Segundo o diário britânico Guardian, o homem foi visto a escalar o edifício na madrugada por transeuntes que divulgaram vídeos e imagens nas redes sociais.

A polícia de Londres explica que recebeu o alerta às 5h15. “Os serviços de emergência compareceram [no local] e o homem entrou no edifício onde foi abordado pelos polícias. Ele não foi preso”, revelou a polícia numa nota publicada no Twitter. No local estariam ainda ambulâncias e um drone a gravar o sucedido.

Um porta-voz da Real Estate Management, a empresa proprietária do The Shard, confirmou ao Guardian a ocorrência de “um incidente” no arranha-céus, envolvendo “um membro do público que escalou o edifício”.

“A pessoa foi detida pela polícia em segurança. Algumas áreas à volta da base do The Shard que foram fechadas ao público por precaução já foram parcialmente reabertas. A segurança pública e a segurança das pessoas que vivem, trabalham e visitam o The Shard e a área ao redor é de extrema importância para nós. Felizmente ninguém se magoou devido a esta actividade perigosa e nós vamos ajudar a polícia com a sua investigação”, acrescentou o porta-voz.

Esta não será, porém, a primeira vez que tal acontece. Em 2017, o youtuber CassOnline escalou da plataforma panorâmica acessível ao público ao topo do edifício, tendo publicado um vídeo da “missão” no seu canal.

Quatro anos antes, um grupo de membros da Greenpeace também escalou o edifício como forma de protesto contra a extracção de petróleo no Árctico e, em 2012, os proprietários do The Shard chegaram a recorrer ao tribunal para impedir que Alain Robert, conhecido como o “Homem-Aranha” francês, escalasse o arranha-céus.

O The Shard, um arranha-céus em Southwark, foi inaugurado em 2012. O edifício foi desenhado pelo arquitecto italiano Renzo Piano, tem 95 andares (sendo o 72.º piso o mais alto habitável) e 309,6 metros de altura. No exterior, está coberto por 11 mil painéis de vidro — o equivalente, em área, a oito campos de futebol — e é considerado o edifício mais alto da Europa Ocidental.

Sugerir correcção
Comentar