Cama e livros. O hotel que é uma livraria em Nápoles

Livraria abriu um Bed and Book em pleno coração de Nápoles: só tem duas suites mas livros são uns 4500.

Fotogaleria
Suíte Calvino DR
Fotogaleria
Suíte Freud DR
Fotogaleria
Bed & Book DR
Fotogaleria
Suíte Calvino DR

Primeiro foi em Tóquio, em 2016: uma livraria-hostel instalou-se num arranha-céus e os convidados encaixavam-se nos espaços por detrás de estantes carregadas milhares de livros. Três anos volvidos, é Nápoles que recebe este novo conceito de Bed and Book, que nos traz à memória outros hotéis literários, como os que conhecemos em Óbidos

A versão italiana do conceito tem outro estilo: a simplicidade quase espartana dos hostel japoneses (Book and Bed, no caso) é substituída por conforto elegante e palaciano. Porém, a ideia-base é a mesma: uma livraria – neste caso a Mooks Mondadori, instalada na Via Luca Giordano, o coração pedestre do afluente bairro Vomero, famoso pela dinâmica cultural e pelas lojas. 

Suíte Calvino DR
Suíte Calvino DR
Suíte Freud DR
Suíte Freud DR
Fotogaleria
Suíte Calvino DR

A proposta “indecente”: dormir com “mais de mil autores” por cima da livraria no Mooks Palace. Sob a tutela de Calvino e Freud que emprestam o nome às duas suítes (cada uma com 45 metros quadrados) que compõem a oferta do Mooks Bed & Book.

No nome, B&B (habitualmente bed and breakfast, cama e pequeno-almoço), até se troca o pequeno-almoço pelos livros, mas, na realidade, o pequeno-almoço (napolitano tradicional) faz parte dos serviços deste bed & book em que cada quarto está mobilado com móveis antigos e decorado com obras de arte contemporânea.

Contudo, são mesmo os livros que se destacam nos espaços eminentemente brancos: as suas lombadas coloridas preenchem quase todos os espaços livres e, quem gosta de livros, sabe que esse é o conforto supremo. São 4500 títulos, incluindo exemplares que remontam a 1740 e têm lugar de destaque nos quartos, expostos como se em escaparates. 

O hotel de duas suítes começou a receber hóspedes este mês e está disponível para reserva no site desde 140 euros, via Booking. A livraria, no piso térreo, inclui café e outros espaços. Milão e Roma são as cidades que se seguem na rota do Mooks Bed & Book

A livraria inclui espaços de lazer e café DR
A livraria inclui espaços de lazer e café DR
O edifício da livraria DR
Fotogaleria
A livraria inclui espaços de lazer e café DR

Mas quem almeja uma experiência hoteleira & literária nem precisa ir mais longe, pode optar por dar um salto a Óbidos e até encontrar, entre outros, aquele que, provavelmente, é “o maior hotel literário do mundo" (é um dos slogans): o The Literary Man tem 30 quartos na antiga Estalagem do Convento, junto à muralha, e garante, no total, mais de 65 mil livros. 

Sugerir correcção
Comentar