Um intelectual no apocalipse

Romance a várias vozes sobre um dos maiores pensadores do século XX: Walter Benjamin. Ao contar os últimos e trágicos meses da sua vida, ilumina excentricidades, paixões e defeitos.

Foto
Jay Parini traça o retrato de uma das mentes mais brilhantes do seu tempo, Walter Banjamin, e faz também a “anatomia de uma desistência” ao dramatizar os últimos meses de vida do crítico e filósofo alemão numa Paris à espera de ser invadida pelos nazis

O mistério da morte do crítico literário e filósofo alemão Walter Benjamin, em fuga aos nazis, num dia do começo de Outubro de 1940, numa pequena localidade dos Pirenéus espanhóis, é o ponto de partida para este romance biográfico do escritor e poeta norte-americano Jay Parini (n. 1948) — que é também autor de biografias de John Steinbeck, William Faulkner e Gore Vidal, entre outras.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar