Maioria em Espanha continua a ser de 176 deputados

Presidente do Congresso anunciou a decisão unânime da Mesa da Câmara. Em causa estava se os quatro deputados independentistas suspensos contariam ou não para a contabilidade das votações.

Foto
Pedro Sánchez (centro), na inauguração da exposição "140 anos de Progresso", por ocasião do 140.º aniversário do PSOE CHEMA MOYA/EPA

A presidente do Congresso espanhol, Meritxell Batet, anunciou esta quarta-feira que a Mesa da Câmara baixa decidiu por unanimidade que a maioria absoluta no Parlamento continua a ser alcançada com 176 deputados. De acordo com o jornal espanhol El Periódico, os deputados decidiram seguir o recomendado pelos pareceres jurídicos solicitados.

A questão tinha sido levantada por Batet, depois da suspensão dos quatro deputados independentistas catalães que estão a ser julgados pelo Tribunal Supremo (Oriol Junqueras, Jordi Sànchez, Jordi Turull e Josep Rull) pela sua participação no referendo e na declaração unilateral de independência da Catalunha. Queria saber a socialista se os deputados suspensos contariam sempre como abstenção em todas as votações, permitindo estabelecer maioria absoluta com 174 deputados.

Um dado importante tendo em conta o equilíbrio de forças saído das eleições de 28 de Abril: sem recorrer a quaisquer acordos com partidos independentistas, o PSOE (123) só consegue somar uma maioria de 175 deputados ao juntar Unidas-Podemos (42), Partido Nacionalista Basco (6), Coligação Canária (2), Compromisso (1) e Partido Regionalista da Cantábria. E os canários já garantiram que só apoiam o Governo do PSOE se este não estiver coligado com o Podemos.

Pedro Sánchez teve esta quarta-feira uma boa notícia quando recebeu o líder da União do Povo de Navarra, habitual aliado do Partido Popular, no âmbito dos encontros que está a manter com as formações políticas com assento parlamentar com vista a formar uma maioria de Governo. Javier Esparza mostrou-se disposto a apoiar um Executivo do PSOE para evitar que Sánchez tenha de recorrer aos independentistas, mas em troca quer o compromisso socialista de que não tentará governar em Navarra com a abstenção dos independentistas bascos do Bildu.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários