Se Pedro Sánchez tivesse “coragem política” concordava com o referendo de autodeterminação

Jordi Sànchez, detido desde Outubro de 2017 pela sua participação no referendo da Catalunha e eleito deputado, comenta desde a prisão o resultado das eleições eleições espanholas, “abrem uma porta” para resolver o conflito entre Catalunha e Espanha.

Foto
Jordi Sànchez foi eleito deputado pelo Junts per Catalunya, do exilado Carles Puigdemont JAUME SELLART/EPA

Detido desde 16 de Outubro de 2017, Jordi Sànchez​ é um dos 18 acusados envolvidos no referendo e na declaração unilateral de independência da Catalunha actualmente a ser julgados pelo Supremo Tribunal espanhol. Nas eleições gerais de 28 de Abril foi eleito deputado, mas ainda não sabe se a justiça lhe permitirá assumir o lugar no Congresso espanhol. Sànchez aceitou responder às perguntas do PÚBLICO desde a prisão de Soto del Real, em Madrid, que lhe chegaram à cela através do seu advogado.

Como interpreta os resultados das eleições gerais? Em Espanha e na Catalunha?

Os resultados eleitorais são um convite ao diálogo político e abrem uma porta à esperança para resolver pela via democrática o conflito entre a Catalunha e a Espanha. Na Catalunha, 29 dos 48 assentos parlamentares foram para formações apoiantes do referendo e 22 desses 29 são claramente independentistas. Nunca antes em eleições gerais o independentismo tinha obtido estes resultados. Em Espanha, há um voto claro para travar a direita e a extrema-direita. E uma oportunidade para um governo de esquerda democrática que possa inverter os cortes em direitos sociais e liberdades políticas.

A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) tornou-se uma força política hegemónica na Catalunha e o Junts per Catalunya (JxCat) perdeu um deputado, isso é consequência dos erros da JxCat ou dos êxitos da ERC?

Os resultados da ERC são muito bons sem que isso suponha uma perda de votos para a JxCat, que mantém os 500 mil votos que obteve em 2016 com a sua formação anterior [Convergência Democrática da Catalunha]. Pode sempre fazer-se melhor, mas não há dúvida que os resultados não foram maus. Superaram em muito o que diziam as sondagens, que claramente contribuíram desfavoravelmente, desincentivando o voto no JxCat. Apesar disso mantiveram-se os resultados anteriores.

É uma vitória da estratégia de moderação imposta por Oriol Junqueras?

A minha opinião é que o eleitorado decidiu apoiar Junqueras nestas eleições e Puigdemont nas europeias. Veremos no dia 26 de Maio, quando [Carles] Puigdemont for o vencedor das eleições europeias na Catalunha. As pessoas pedem unidade e a forma de expressar essa unidade é votar em Junqueras numas eleições e em Puigdemont noutras.

Parece-lhe que Pedro Sànchez deveria formar governo com os independentistas?

O JxCat não aspira a governar Espanha, nem acordar um governo com Sánchez. Aspiramos conseguir uma via de acordo com o reconhecimento e o compromisso de avançar para uma solução do conflito que passe pelo referendo de autodeterminação na Catalunha. É isso que Pedro Sánchez deveria acordar se tivesse visão de Estado, se tivesse coragem política. Só assim se poderá resolver democraticamente a crise em que vive Espanha.

Que exigências deverá satisfazer o PSOE para que os independentistas aceitem apoiar um governo de Sánchez?

O reconhecimento de que haverá um referendo na Catalunha, como houve na Escócia e no Quebeque. Nem mais nem menos.

Mas, como disse Laura Borràs, conselheira cultural do governo catalão e número dois da lista JxCat nas eleições do dia 28 de Abril, será difícil que o primeiro-ministro, com os resultados alcançados, aceite um referendo de autodeterminação na Catalunha?

Tem razão Laura Borràs, mas na política, como na vida, tudo é difícil até que deixa de o ser. Se não defendemos o que é justo e razoável, dificilmente o conseguiremos.

A muito boa votação do Partido Socialista da Catalunha (PSC), o irmão catalão do PSOE, é um sinal de que a estratégia do primeiro-ministro tem grande apoio na Catalunha?

O PSC conseguiu 12 deputados. É um bom resultado, mas muito longe dos resultados que obteve ainda não há muitos anos, quando conseguiu 25 deputados [a última vez que o PSC elegeu 25 deputados foi nas eleições gerais de 2008]. Mais do dobro que agora.

Não terá sido um erro dos independentistas obrigar Pedro Sánchez a convocar eleições antecipadas?

Pedro Sánchez não quis fazer um acordo connosco. Na verdade, nem fez uma reunião para tentar conseguir um acordo parlamentar. A sua aposta era convocar eleições e tirar proveito da divisão da direita. Porque considerou que para o fazer necessitava de mais apoios.

Não teria sido melhor tentar manter esse executivo minoritário que precisava dos independentistas para governar?

Esse governo estava bloqueado por uma ameaça do PP e do Cidadãos que tinham quase o dobro dos deputados do PSOE. Esse governo nasceu para afastar Rajoy e o PP do governo.

Acha que os resultados das eleições poderão mudar alguma coisa no julgamento dos envolvidos no referendo e na declaração unilateral de independência da Catalunha no Supremo Tribunal?

Sinceramente, não. Se hoje existe algum organismo que condiciona o Supremo Tribunal é, felizmente, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Foi eleito para o Congresso de Deputados, parece-lhe que a justiça espanhola o vai deixar ser deputado?

O tribunal tem que solicitar autorização ao Congresso para nos julgar mediante um pedido formal. Se não o fizer, estará a violar os direitos políticos de todos os eleitores e a independência das câmaras parlamentares. Existem sentenças claras do Tribunal Europeu que mostram que nos devem deixar exercer o mandato (Demirtas Vs Turquia). De qualquer maneira, defenderei perante o Congresso a minha legitimidade e o direito de exercer como deputado.

Que farão os cinco presos do independentismo catalão se não lhes deixarem assumir os mandatos para os quais foram eleitos a 28 de Abril, quatro como deputados e um como senador?

Vamos recorrer a todas as instâncias possíveis, tanto políticas como judiciais, em Espanha e fora de Espanha.

Que comentário lhe merece a decisão da Junta Eleitoral Central (JEC) espanhola de impedir Carles Puigdemont, o antigo presidente do governo catalão actualmente no exílio, de se candidatar às eleições europeias?

Foi uma decisão vergonhosa e sem base jurídica. O Supremo Tribunal rectificou a Junta Eleitoral e obrigou um tribunal a resolver a favor dos direitos políticos dos presos que hoje estão exilados. A decisão da JEC mostrou à Europa quão arbitrárias podem ser as decisões judiciais em Espanha. Por sorte, desta vez, com medo de um escândalo nos tribunais de justiça do Luxemburgo, o Estado espanhol rectificou a decisão.

As eleições de 26 de Maio serão a grande prova que o JxCat tem para superar o mau resultado das eleições gerais?

Não acho que se possam considerar maus os resultados do JxCat. Manteve-se o meio milhão de votos, à volta de 12% dos eleitores, num cenário multipartidário com sete partidos que obtiveram representação, com os mesmos sete deputados da terceira força política e à frente do Cidadãos, com cinco assentos, e a grande distância do Partido Popular e do Vox, que só obtiveram um deputado cada. Dito isto, acho que podemos ganhar as europeias e obter bons resultados nas municipais, como primeira ou segunda formação política em número de câmaras.

O que tem de mudar para que isso venha a acontecer?

O eleitorado escolhe em função de cada contexto e acho que muitos dos eleitores optaram há semanas em distribuir os votos, em Madrid para Junqueras e na Europa para Puigdemont. Não acho que seja correcto fazer leituras de moderação ou radicalismo, mas antes de utilidade do voto em função de cada contexto eleitoral. 

Sugerir correcção
Ler 16 comentários