Um retrato de 15 metros para homenagear Greta Thunberg

Jody Thomas, artista urbano, pintou um retrato de Greta Thunberg num mural de 15 metros, em Bristol. Utilizou tintas à base de água e pistolas de spray alimentadas por energia solar. “Ela está na ribalta e a liderar um assunto muito importante, que nos afecta a todos”, disse.

Foto
Jody Thomas

Num edifício de 15 metros, em Bristol, nasceu um retrato de Greta Thunberg parcialmente submersa em gelo derretido, coberta por um céu que indicia tempestade. A pintura assinada por Jody Thomas ocupa toda a parede lateral do edifício da Tobacco Factory, em Bristol — que actualmente funciona como um edifício multiusos, com teatro, escola de artes performativas, apartamentos e escritórios — e demorou mais de duas semanas a ser concluída.

Ela está na ribalta, é muito actual e contemporânea e está obviamente a liderar um assunto muito importante, que nos afecta a todos”, disse o artista ao HuffPost. “É muito destemida, diz as coisas exactamente como elas são.” O mural faz parte do  Upfest Summer Editions , um festival de arte urbana que está a acontecer em Bristol até Outubro.

No Instagram, Jody Thomas escreve que esta foi a maior parede que alguma vez pintou e que “65 a 70% foi pintada com tinta à base de água e com uma pistola de spray eléctrica, alimentada pela energia dos painéis solares da Tobacco Factory”. O artista utilizou apenas 25 latas de tinta spray convencional: “[As tintas] foram algo que tive em consideração, dado o tema que estava a pintar”, remata.

Steve Hayles, fundador do Upfest, disse ao HuffPost que espera que o mural “ajude a criar mais conversação sobre o tema das alterações climáticas e o efeito delas na comunidade”. E no Twitter do festival pode ler-se: “Imagens valem mais do que mil palavras, mas, neste caso, são as palavras de Greta Thunberg que pintam mil imagens.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários