Greta Thunberg, a jovem que inspirou as greves climáticas, está nomeada para o Prémio Nobel da Paz

“O gigantesco movimento que Greta pôs em acção é um contributo muito importante para a paz”, consideram os deputados noruegueses que a nomearam para o Prémio Nobel da Paz.

Foto
Greta Thunberg tem 16 anos e é natural da Suécia Morris Mac Matzen/Reuters

A adolescente ecologista sueca Greta Thunberg, que se tornou uma voz proeminente em campanhas contra as alterações climáticas, foi nomeada esta quarta-feira, 13 de Março, para o Prémio Nobel da Paz por três deputados noruegueses.

Freddy Andre Oevstegaard e outros dois membros do Partido da Esquerda Socialista defenderam que “o gigantesco movimento que Greta pôs em acção é um contributo muito importante para a paz”.

Greta Thunberg, de 16 anos, tem encorajado os estudantes a faltarem à escola e a juntarem-se a protestos para exigir uma acção mais rápida contra as mudanças do clima, um movimento que se estendeu além da Suécia a outros países europeus, incluindo Portugal. Esta sexta-feira, 15 de Março, há pelo menos 26 concentrações pelo clima confirmadas em Portugal.

Oevstegaard declarou ao jornal VG que “as ameaças climáticas são talvez uma das mais importantes contribuições para a guerra e o conflito”.

Qualquer deputado nacional pode nomear um candidato ao Prémio Nobel da Paz. O Comité Nobel Norueguês não comenta publicamente as nomeações que, para 2019, tiveram de ser apresentadas até 1 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários