Navio de cruzeiro perde controlo e embate contra barco turístico em Veneza

Há quatro feridos, de acordo com autoridade portuária. A MSC Cruises explica que cruzeiro Opera embateu contra a doca e um ferry depois de um problema técnico.

Balsa
Foto
LUSA/ANDREA MEROLA

Um navio de cruzeiro perdeu o controlo na manhã deste domingo em Veneza, colidindo contra o cais e batendo num barco turístico.

O presidente da autoridade portuária do norte do mar Adriático, Pino Musolino, disse à agência Reuters que quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros.

O acidente aconteceu cerca das 8h30 no canal da Giudecca, uma importante via que leva à famosa Praça de São Marcos.​ Um vídeo mostra os momentos de pânico entre os que estavam no cais e dentro do ferry contra a qual o navio embateu.

A empresa MSC Cruises comunicou que o Opera, com capacidade para 2679 passageiros, 54 metros de altura e 275 metros de comprimento, estava a aproximar-se do terminal no canal quando embateu contra a doca e um ferry, depois de um problema técnico.

Equipas de emergência no local afirmam que o navio de cruzeiro parece ter perdido o controlo depois de um cabo de aço que o ligava a um rebocador se ter rompido. 

O ministro do Ambiente italiano, Sergio Costa, escreveu no Twitter: “O que aconteceu no porto de Veneza confirma o que andamos a dizer há muito tempo: os grandes navios não devem navegar por Guidecca.” Costa afirmou ainda que tem trabalhado com os ministros das Infraestruturas e da Cultura de Itália e que apresentarão soluções em breve.

Na semana passada, um navio de cruzeiro colidiu contra um barco turistico no rio Danúbio em Budapeste, na Hungria, deixando sete pessoas mortas e 21 desaparecidas.