OCDE: Portugal entre os que têm mais colégios só com “gente rica”

Responsável do ensino particular atribui ao Estado responsabilidade pelo carácter elitista dos colégios, já que o financiamento está a ser reduzido, ao contrário do que acontece noutros países. É a reacção a um relatório da OCDE com base nos dados do PISA 2015 em que uma das conclusões respeitantes a Portugal resultou de um erro de tradução.

Foto
Relatório da OCDE tem na base os dados recolhidos nos testes PISA realizados em 2015 daniel Rocha

Portugal é apresentado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como um dos países onde o ensino privado é mais elitista. Fazendo a análise de mais de 50 países e economias, a OCDE foi comparar o nível de “segregação” com base no estatuto socioeconómico dos alunos entre o ensino público e o privado. Conclusão: Portugal faz parte do grupo de dez países onde esta diferença é mais “impressionante”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 48 comentários