FC Porto defronta Liverpool nos “quartos” da Liga dos Campeões

Equipa de Sérgio Conceição encontra novamente os ingleses na competição, depois da eliminação da época passada.

FC Porto está nos quartos-de-final da competição
Foto
FC Porto está nos quartos-de-final da competição Reuters/DENIS BALIBOUSE

O sorteio ditou que o FC Porto irá encontrar o Liverpool nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Os portistas conseguiram dar a volta a uma derrota em Itália (2-1), vencendo a Roma por 3-1 no Estádio do Dragão, confirmando assim a passagem a esta fase da maior competição europeia de clubes. Os ingleses, por sua vez, eliminaram o Bayern de Munique.

Na época passada, as duas equipas já se tinham encontrado nos oitavos-de-final da competição. No Dragão, os portistas foram derrotados por uns expressivos 5-0 e empataram a zero em Anfield Road. 

Caso os “dragões” levem a melhor sobre os ingleses e consigam avançar para as meias-finais da Liga dos Campeões, defrontarão Barcelona ou o Manchester United.  

PÚBLICO -
Foto
Messi e companhia defrontam o Manchester United ALBERTO ESTEVEZ / LUSA

O sorteio ditou também que o Ajax vai jogar com a Juventus, de Cristiano Ronaldo, o duelo inglês entre Tottenham e Manchester City e, por último, o embate entre o Barcelona e o Manchester United.

A metade inicial da primeira mão dos quartos-de-final está agendada para os dias 9 e 10 de Abril, e os restantes dois encontros serão a 16 e 17 do mesmo mês. A segunda mão dos dois primeiros emparelhamentos terá lugar nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, com as restantes duplas a ficarem decididas uma semana depois, nos dias 7 e 8 de Maio.

A final está marcada para o dia 1 de Junho e terá lugar no Wanda Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid.

PÚBLICO -
Foto
Estádio do Atlético de Madrid receberá final da competição SERGIO PEREZ / REUTERS

O Benfica, segunda equipa portuguesa nas competições europeias, conhecerá o adversário na Liga Europa no sorteio que terá início às 12h00. 

Diferença de golos salvou Liverpool na fase de grupos

Por terras de Suas Majestade, o Liverpool encontra-se no segundo lugar da Premier League, a apenas um ponto do líder Manchester City. Durante grande parte da época, a equipa de Jürgen Klopp liderou o campeonato inglês, mas uma série de resultados menos conseguidos deitou uma vantagem — que chegou a ser de seis pontos — por terra.

PÚBLICO -
Foto
Salah, com 20 golos, é o melhor artilheiro da formação inglesa ANDREW YATES / REUTERS

Na Liga dos Campeões, o trajecto foi atribulado: o Liverpool apenas confirmou o apuramento na última jornada da fase de grupos, ficando com os mesmos nove pontos que o Nápoles, terceiro classificado do Grupo C. Com três vitórias e três derrotas, os ingleses valeram-se da melhor diferença de golos em relação à formação italiana para garantirem o passaporte para os oitavos-de-final da competição.

Na fase a eliminar, os “reds” conseguiram ultrapassar o Bayern de Munique, depois de uma vitória por 3-1 no Allianz Arena, que se seguiu a um empate a zero em Anfield Road. Mohamed Salah, estrela da equipa, já vai com 20 golos e 8 assistências na presente temporada. Sadio Mané, extremo da formação de Klopp, marcou 19 golos e Roberto Firmino já vai com 13 golos e 4 assistências. 

Jogos dos quartos-de-final da Liga dos Campeões:

Ajax-Juventus
Liverpool-FC Porto
Tottenham-Manchester City
Barcelona-Manchester United