Astronautas da NASA vão realizar a primeira caminhada espacial 100% feminina

O feito acontece 35 anos depois de uma mulher ter realizado uma caminhada espacial pela primeira vez.

Foto
LUSA/NASA HANDOUT

Pela primeira vez na história da exploração especial, uma dupla de mulheres astronautas da NASA vai realizar uma caminhada espacial a partir da Estação Espacial Internacional, confirmou a agência norte-americana. O feito acontece 35 anos depois de uma mulher ter feito uma caminhada no espaço pela primeira vez — a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya, em Julho de 1984.

No âmbito da Expedição 59, as astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch vão realizar a caminhada a 29 de Março. A partir do solo, a acompanhar a expedição, estará Kristen Facciol, controladora de voos da Agência Espacial Canadiana (que coopera com a NASA), que estará aos comandos a partir do Centro Espacial Johnson em Houston, estado norte-americano do Texas. 

A própria controladora de voos anunciou em primeira mão, através do Twitter, que integraria a missão. "Acabei de descobrir que estarei aos comandos a acompanhar a primeira caminhada espacial 100% feminina (...) e não consigo conter o meu entusiasmo", disse a controladora de voos, mencionando no seu tweet as duas astronautas que realizarão a caminhada espacial.

À CNN, a porta-voz da NASA, Stephanie Schierholz, confirmou que a expedição será realizada apenas por astronautas do sexo feminino. "É a segunda de uma série de três caminhadas espaciais que estão planeadas. Está previsto que Anne McClain também participe numa caminha espacial a acontecer a 22 de Março, mas as tarefas e os horários podem sempre mudar até lá".

A caminhada espacial de 29 de Março terá a duração de cerca de 7 horas. As expedições no exterior da nave são habitualmente realizadas por várias razões, incluindo experiências científicas, o teste de novos equipamentos ou a realização de reparações na própria nave ou em satélites.

Foram feitas 213 caminhadas espaciais a partir da Estação Espacial Internacional desde 1998.

Tanto McClain quanto Koch fizeram parte de um grupo de astronautas que começou a trabalhar para a NASA em 2013. Metade dos seus membros são mulheres.