MARUV venceu na Ucrânia, mas não vai à Eurovisão. A culpa é do conflito com a Rússia

A ucraniana Anna Korsun não aceitou cancelar os concertos na Rússia que já tinha marcado. "Quero que a minha criatividade não seja censurada."

Foto
Reuters

Anna Korsun, mais conhecida por MARUV, foi a cantora escolhida para representar a Ucrânia na próxima edição da Eurovisão, em Israel, mas isso não vai acontecer. A UA:PBC (Companhia Nacional de Radiodifusão Pública da Ucrânia), que transmitiu o concurso de música daquele país, pediu para a cantora de 27 anos assinar um contrato que a proibia de actuar em concertos já marcados na Rússia.

Num primeiro momento, MARUV ainda admitiu que ia assinar o contrato, mas outras condições estipuladas desfizeram o acordo porque, na visão da cantora, apelavam à censura.

“Sou uma cidadã da Ucrânia, amo o meu país e pago impostos, mas não estou preparada para me dirigir às pessoas com slogans e tornar a minha participação num concurso numa promoção para os nossos políticos. Quero que a minha criatividade não seja censurada”, defendeu a artista num comunicado escrito em ucraniano na rede social Facebook. “Aceitem esta situação e não a considerem como uma confrontação”, pediu.

A cidade ucraniana de Kiev organizou a edição de 2017 da Eurovisão – vencida por Portugal com Amar pelos dois de Salvador Sobral – e impediu a participação da Rússia. Ambos os países continuam de costas voltadas devido à anexação da Crimeia por parte de Moscovo em 2014.

Em reacção, a televisão ucraniana anunciou que a indicação de MARUV e a canção Siren song para representar o país na Eurovisão foi revogada por falta de acordo. Em comunicado, citado pela BBC, a UA:PBC disse que os artistas que representam o país neste concurso “também têm compromissos como um embaixador cultural da Ucrânia”, não entregando “apenas a sua música, mas também expressar a sua opinião sobre a sociedade ucraniana no mundo". O Ministério da Cultura da Ucrânia reagiu a este acontecimento dizendo que os "patriotas cientes da sua responsabilidade" é que devem poder cantar por este país na Eurovisão.

A estação irá agora negociar com outro concorrente do concurso nacional.

O festival Eurovisão da canção decorre em Telavive, Israel, entre os dias 14 e 16 de Maio. Quarenta e dois países estarão presentes. Portugal saberá quem será o seu representante na noite do próximo sábado. Matay, Ana Cláudia, Conan Osiris, CalemaNBC, Surma, Madrepaz e Mariana Bragada são os finalistas.

Sugerir correcção
Comentar